(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

559. Configuração do Software e Diagnóstico da Placa

Na maioria dos casos, se a configuração for feita pelo software, e armazenado numa EEPROM, você terá que inicializar o DOS, e usar o programa DOS fornecido para configurar as placas IRQ, I/O, mem_addr e não sei o que mais. Além disso, é algo que se Deus quiser, você só estará configurando uma vez. Se você não tiver o software DOS para sua placa, tente olhar no site WWW do fabricante de sua placa. Se você não souber o nome do site, tente por exemplo `www.my_vendor.com' onde `my_vendor' é o nome de seu fabricante da placa. Isto funciona para SMC, 3Com, e muitos muitos outros fabricantes.

Há algumas placas para as quais as versões Linux de configuração ainda existem, e elas estão listadas aqui. Donald escreveu alguns pequenos programas de diagnósticos de placas que rodam no Linux. A maioria delas são o resultado das ferramentas de depuração que ele tem criado enquanto escreve os vários programas de controle. Não espere interfaces de menu dirigido. Você terá que ler o código de fonte para usar a maioria delas. Mesmo que sua placa particular tenha um diagnóstico correspondente, você pode ainda conseguir informações apenas digitando cat /proc/net/dev -- supondo que sua placa foi pelo menos detectada na inicialização.

Nos dois casos, você terá que rodar a maioria destes programas como superusuário (para permitir a I/O para as portas) e você provavelmente quer fechar a placa ethernet antes de fazer isso digitando ifconfig eth0 down (nota: substitua eth0 por atp0 ou o que quer que seja apropriado).


Página seguinte Página anterior Índice