(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

556. Ethernet Fina (thinnet)

A ethernet fina é a escolha da ether. O cabo é barato. Se você estiver fazendo seus próprios cabos, os de núcleo sólido RG58A são $0.27/m, e o torcido RG58AU é $0.45/m. Conectores Twist-on da BNC são < $2 ea., e outras peças misturadas são também baratas. É essencial que você tenha apropriadamente cada ponta do cabo com terminais de 50 ohm, por isso o orçamento de $2 ea. por um par. É vital também que seu cabo não tenha `tocos' os conectores `T' devem ser anexados diretamente às placas Ethernet.

A única desvantagem é que se você tiver um grande loop de máquinas conectadas juntas, e alguns tolos quebram o loop tirando um cabo do lado do seu T, toda a rede cai porque ele vê um impedância infinita (circuito aberto) ao invés dos terminais de 50 ohm necessários. Note que você pode remover a peça T da placa sem danificar toda a sub-rede, contanto que você não remova os cabos do T em si. Claro que isto perturbará a máquina da qual você retira o T. 8-) E se você estiver fazendo um rede pequena de duas máquinas, você ainda precisa de Ts e os terminais de 50 ohm --você não só não pode colocá-los juntos!

Note que há poucas placas com `terminais integrados'. Estas placas tem uma chave que quando fechada, coloca um resistor de 50 ohm através da entrada BNC. Com estas placas, você pode usar um T BNC T e um terminal normal, ou colocar o cabo diretamente sobre a placa e fechar a chave para capacitar o terminal integrado.

Há também alguns sistemas de cabo que parecem um fio condutor único indo para placa, mas o fio condutor é na verdade um loop com dois percursos de cabo colocados lado a lado cobertos por um revestimento externo, dando ao fio condutor uma forma ovalada de seção-cruzada. No ponto de volta do loop, o conector BNC é unido ao que conecta sua placa. Assim você tem o equivalente a dois percursos de cabo e um T BNC, mas neste caso, é impossível para o usuário remover um cabo de um lado da T e perturbar a rede.


Página seguinte Página anterior Índice