(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

359. Placas 8 bits vs. Placas 16 bits

Você provavelmente não conseguirá comprar uma nova placa Ethernet ISA de 8 bits, mas encontrará montes dela quando for a lojas de placas usadas nos próximos anos, por um preço bem baixo. Isso popularizará estas placas nos sistemas Ethernet caseiros. O que foi dito acima também se aplica às placas ISA de 16 bits, pois as placas PCI são hoje muito comuns.

Algumas placas de 8 bits que fornecerão desempenho adequado para uso leve até médio são as wd8003, 3c503 e a ne1000. A 3c501 provê desempenho precário, e estas velhas relíquias de 12 anos de idade dos dias do XT devem ser evitadas.

Uma rota de dados de 8 bits não fere muito o desempenho e pode-se esperar conseguir aproximadamente 500 a 800kB/s de velocidade de download numa sessão FTP com uma placa de 8 bits wd8003 (num barramento ISA rápido) a partir de uma máquina rápida. Se a maioria do seu tráfego de rede vai para máquinas remotas, então o gargalo no caminho até o destino vai estar em outro lugar, e a única diferença de velocidade que você notará será durante as atividades em sua rede local.


Página seguinte Página anterior Índice