(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

350. Outros Hardwares

350.1 Como consigo que meu dispositivo xxxxx funcione sob DOSEMU?

Corey Sweeney (corey@bbs.xnet.com) responde :

Aqui está um registro de minhas aventuras ao tentar fazer funcionar os dispositivos sob DOSEMU. Até aqui consegui que um sistema de correio de voz funcionasse e que o scanner funcionasse parcialmente. Eis aqui como isso foi feito:

1. Verifique em seu manual e veja se sua placa usa alguma porta. Se o manual indica algumas, coloque-as no arquivo config na linha das "portas". Lembre-se que às vezes é preciso ter várias portas numa seqüência, e a primeira deve ser a única documentada.

2. Tente. Se não funcionar, ou não se tem um manual (ou o manual está tão asqueroso quanto o meu manual AT&T) então execute o DOSEMU com "dos -D+T 2> /tmp/io.debug". Execute o programa de controle de dispositivo e então saia do DOSEMU. Investigue /tmp/io.debug e encontre qualquer número de portas que ele possa fornecer. Tente aqueles 0 e execute o DOSEMU novamente. As portas abaixo de 0x400 com a palavra chave rápida não podem ser acessadas.

3. Caso não funcione, então podem ser necessárias interrupções.

Descubra a interrupção da placa e verifique se o kernel não está usando a IRQ em questão (cat /proc/interrupts). Hans Lermen escreveu:

1. Certifique-se de que o Linux não usa esta placa de rede;

2. Configure 'sillyint { use_sigio 5 }' em /etc/DOSEMU.conf.

Pergunta: E se minha placa usar DMA? Resposta: Você tem problemas ainda não resolvidos.


Página seguinte Página anterior Índice