(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

343. Portas paralelas, portas seriais e mouse

343.1 O acesso à porta funciona com uma versão mais antiga, mas não funciona agora!

Leia /doc/README.port-io e a seção sobre porta em/etc/config.dist.

343.2 O acesso a porta era mais rápido com versões mais antigas!

Para acessar uma porta, por padrão todos os acessos produzem uma exceção do modo vm86. Isto pode levar algum tempo. Caso não se queira registrar o acesso à porta, deve-se utilizar a palavra chave "fast" no comando apropriado para a porta.

343.3 Onde estão os programas de controle do mouse (compatíveis com Microsoft)?

Tom Kimball (tk@pssparc2.oc.com) relata que:

Várias pessoas disseram usar programas de controle de dispositivos de mouse diferentes e sugerem alguns outros. Encontrei alguns que funcionam muito bem.

   oak.oakland.edu:/pub/msdos/mouse/mouse701.zip   (mscmouse)
   oak.oakland.edu:/pub/msdos/mouse/gmous102.zip   (gmouse)

Normalmente pode-se usar um programa de controle interno do DOSEMU, assim não seria necessário qualquer programa de controle de mouse adicional no DOSEMU.

343.4 Por que o programa de controle do mouse não funciona?

Mark Rejhon (mdrejhon@magi.com) descreve o seguinte:

Caso ao se iniciar o programa de controle do mouse e ele não é executado corretamente (na verdade ele pode levar de 30-60 segundos), e se estiver esperando há mais de um minuto para que o programa de controle do mouse inicie, deve-se tentar especificar a porta COM em que o mouse se encontra através da linha de comando do controle de programa do mouse.

343.5 Por que o DOSEMU não encontra a COM4?

Rob Janssen (rob@pe1chl.ampr.org) descreve que:

De acordo com jmorriso@bogomips.ee.ubc.ca, "DOSEMU ainda se confunde com a COM4 (0x2e8, IRQ 5). 0x2e8 não está no arquivo config.ports{}. É necessário executar setserial /dev/cua3 irq 5 após a finalização do DOSEMU."

Isto é causado pela VGA BIOS. Isto foi descoberto através da capacitação da rota da porta de ES, verificando onde ela estava sendo obstruída.

Ao desabilitar-se a linha "allowvideoportaccess on" na configuração tudo deverá funcionar corretamente. Quando se tiver problemas com o vídeo, deve-se tentar capacitar faixas mais seletivas de endereços de ES (Por exemplo 40-43).

343.6 Como usar o DOSEMU com as portas seriais?

343.7 Como alternar o DOSEMU e um interpretador de comandos em uma linha serial?

John Taylor (taylor@pollux.cs.uga.edu) descreve o seguinte:

Executando-se o Linux 1.1.13 gostaria de salientar uma característica que deve ser mantida (em minha opinião). Com a versão 52 é possível executar o programa "screen". A partir do terminal pode-se executar -D-a. O realmente interessante reside no fato de que os comandos de tela (os comandos CTRL-A) ainda funcionam. Isto significa que se pode executar CTRL-A C e acrescentar um outro ambiente de trabalho Unix e alternar-se entre os dois sistemas (DOS / UNIX). Isto permite o uso do DOSEMU sobre a linha serial, pois a alternância torna-se muito simples.

343.8 Como tornar as portas paralelas funcionais?

A configuração do DOSEMU disponibiliza linhas destinadas ao redirecionamento das impressoras tanto para a impressora quanto para um arquivo. Caso se queira ter acesso direto à porta, deve-se comentar as linhas de emulação e adicionar as seguintes linhas:

ports { device /dev/lp0 fast range 0x3bc 0x3bf } # lpt0
para a porta da impressora (corresponde a /dev/lp0), ou
ports { device /dev/lp1 fast range 0x378 0x37f } # lpt1
ports { device /dev/lp1 fast range 0x278 0x27f } # lpt2
para LPT1 (/dev/lp1) e LPT2 (/dev/lp2) respectivamente.


Página seguinte Página anterior Índice