(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

339. Problemas comuns

  1. Pergunta

    Foi recebida a mensagem:

    ioctl(SIOCGIFBR) falhou: Pacote não instalado
            
    
    O que isto significa?
    Resposta

    Não existe a funcionalidade de Bridge disponível no kernel. Deve-se obter um kernel 2.0 ou superior e recompilá-lo com a opção BRIDGING ativada.

  2. Pergunta

    As máquinas de um lado da Bridge não conseguem contactar as do outro lado!

    Resposta

    • A conexão foi ativada através do comando ``brcfg -ena''? (brcfg, ou seja ``a conexão está CAPACITADA'')
    • As interfaces foram colocadas no modo promíscuo? Utilize o comando ``ifconfig''. O indicador ``PROMISC''deve estar ligado para as duas interfaces.
    • Caso se utilize adaptadores de interface de múltipla mídia, certifique-se de que a interface correta está habilitada. Pode ser necessário usar o programa de configuração que acompanha a placa de rede.
  3. Pergunta

    Não é possível executar o comando telnet/ftp a partir da Bridge! Por quê?

    Resposta

    Isto é devido ao fato de não haver um endereço IP ligado a quaisquer interfaces da Bridge. Uma Bridge deve ser parte transparente da rede.

  4. Pergunta

    O que é necessário para configurar o roteamento?

    Resposta

    Nada! Toda a inteligência do roteamento é dirigida pelo código de conexão no kernel. Para ver como os endereços Ethernet são aprendidos pela Bridge, deve ser utilizado o programa brcfg no modo de depuração:

    brcfg -deb
            
    
  5. Pergunta

    A Bridge parece funcionar, mas por que o ``traceroute'' não mostra a Bridge como uma parte do caminho?

    Resposta

    Devido a natureza da Bridge, um ``traceroute'' NÃO deve mostrar a Bridge como uma parte do caminho. Uma Bridge é um componente transparente da rede.

  6. Pergunta

    É necessário compilar IP_FORWARD no kernel?

    Resposta

    Não. O código de conexão no kernel cuida do transporte do pacote. IP_FORWARD é utilizado em um roteamento que utilize endereços IP ligados às interfaces.

  7. Pergunta

    Por que os endereços físicos da Ethernet para porta 1 e porta 2 são os mesmos de acordo com o programa ``brcfg''? Não deveriam ser diferentes?

    Resposta

    Não. Todas as portas numa Bridge são designadas intencionalmente com o mesmo endereço físico da Ethernet pelo código de conexão do kernel.

  8. Pergunta

    Bridging não aparece como uma opção quando se executa um "make config" do kernel. Como se pode capacitá-la?

    Resposta

    Durante a configuração do kernel, responda 'S' para pergunta, ``Perguntar por módulos em desenvolvimento e/ou códigos/programas de controle incompletos (CONFIG_EXPERIMENTAL) [S/n/?]''.

  9. Pergunta

    Muitos hubs (4 ou mais) se encadearam um após o outro (em série), o que causa problemas de sincronização na Ethernet. Que efeito tem uma Bridge numa sub-rede que esteja disposta em hubs?

    Resposta

    Uma Bridge reajusta as regras dos 3/4/5 hubs. Uma Bridge não lida com pacotes da maneira que um hub faz e por isso não contribui para problemas de sincronização numa rede.

  10. Pergunta

    Pode uma interface Bridge ter segmentos tanto de 10 Mb como 100 Mb? Tal configuração pode desacelerar o resto do tráfego do lado de alta velocidade?

    Resposta

    Sim, uma Bridge pode vincular um segmento de 10 Mb com um de 100 Mb, contanto que o placa da rede do lado da rede rápida da Bridge tenha capacidade de 100 Mb. O TCP cuidará do resto. Enquanto seja verdadeiro que os pacotes de uma máquina da rede de 100 Mb se comunicam com uma máquina de rede de 10 Mb e se movem a somente 10Mb/s, o restante do tráfego na Ethernet rápida não é desacelerado.


Página seguinte Página anterior Índice