(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

322. Configurando um kernel para o dispositivo ZIP

Para usar o dispositivo ZIP com o Linux, você deve ter um kernel configurado com o suporte ao sistema SCSI, aos discos SCSI e suporte à placa padrão que você está usando. Se você não está familiarizado com a construção de um kernel, você deve ler o COMO FAZER Kernel do Linux para mais informações.

Você deve iniciar o processo de construção de um kernel com a fase da configuração. Aqui, você identifica os componentes específicos do kernel que você precisa. Primeiro passo: cd /usr/src/linux. Existem vários modos de realmente fazer a configuração. No X Windows use o make xconfig. Também existe o make menuconfig ou o make config para os prompts na linha de comandos. O modo mais fácil é com o xconfig.

--Na seção Suporte a SCSI ajuste SCSI support = Y. Ajuste também SCSI disk support = Y.

Na seção dispositivos de baixo nível SCSI você precisa ajsutar IOMEGA Parallel Port ZIP drive SCSI support = M. O M é o suporte para módulos.

Na seção Dispositivo de Caracteres encontre e ajuste Parallell Printer support = M

Se você está um pouco incerto sobre qualquer um destes, use o zdisk para avançar. Isto construirá e instalará o kernel no disquete. Se você apertar o parafuso por alguma razão, ainda vai ter um bom sistema de inicialização no disco rígido.

Agora construa o kernel com estas etapas:

  • make dep
  • make clean
  • make zImage ou zlilo ou zdisk
  • make modules
  • make mdoules_install

Dica: se você quiser criar um registro de saída da etapa do make zImage você pode usar:

   make zImage 2>&1 | tee zImage.out
   
Isto é realmente uma boa coisa a fazer, se você tiver erros de compilação ou outros conflitos na configuração. Agora você tem um arquivo com as mensagens de erro ou de compilação, e isto torna os pedidos para a ajuda muito mais fáceis.

Você também precisa carregar os módulos em algum lugar. No meu sistema eu só adicionei um par de linhas ao arquivo boot.local.

  • insmod ppa
  • insmod lp
O meu sistema é o Suse 5.0 e este arquivo está no /etc/rc.d. A locação deste arquivo varia de acordo com a distribuição, mas existirá um arquivo em algum lugar, para que as mudanças locais sejam feitas na hora da inicialização. Você deve usar o arquivo que é aplicávela sua distribuição.

Agora ligue e reinicialize.

Você pode também construir tudo ou partes do sistema SCSI como módulos. Se você fizer isto, certifique-se ao carregar o scsi.o, então o sd.o e finalmente o controlador para a sua placa adaptadora, antes de você tentar o acesso ao dispositivo ZIP.

322.1 Versão SCSI

Se você já tem um disco SCSI no seu sistema e você está conectando o dispositivo ZIP no mesmo controlador, não existe configuração adicional ao kernel. Caso contrário, você provavelmente terá que construir um novo kernel.

Se você está construindo um kernel para suportar a versão SCSI do dispositivo ZIP, você deve selecionar o suporte a SCSI e ao disco SCSI, e deve também selecionar um controlador para a placa de interface que você usará. Se você tem um ZIP Zoom, selecione o controlador aha152x.

Certifique-se ao ler a documentação para o seu adaptador no COMO FAZER SCSI e em qualquer arquivo README no subdiretório drivers/scsi do fonte do Linux. Preste atenção nos parâmetros da linha de comando que você deve ter para ajudar o kernel a inicializar o seu adaptador.

Por exemplo, se você está usando a placa ZIP Zoom, terá que acrescentar algo como

          aha152x=0x340,11,7,1

para o comando de inicialização (ou o inclua no seu arquivo /etc/lilo.conf na cláusula anexa). Isto diz ao controlador o endereço da porta e o IRQ da sua placa ZIP Zoom - certifique-se ao usar os números que correspondam ao jeito de como os seus jumpers estão ajustados.

Voc6e deve também ler COMO FAZER Prompt de Inicialização de Paul Gortmaker para mais informações sobre a configuração do seu kernel com o LILO ou LOADLIN.

322.2 Controlador PPA para a 1.2.13

O kernel 2.0.x foi distribuído, e se você ainda está ainda na 1,2,13 ou qualquer versão mais velha que o 2.0.x Por favor Atualize . Eu não responderei questões sobre estas distribuições velhas e eu duvido que algum dos desenvolvedores irão.

322.3 O controlador PPA nos kernels atuais

Desde a versão 1.3.74 o controlador ppa tornou-se um padrão do kernel. Existiram algumas mudanças para outras partes do kernel na 1.3.78 que necessitavam de um jeitinho, mas desde a versão a 1.3.85 o controlador foi completamente estável para a versão 0.26. Visto que o código-congelado para o Linux 2.0 está agora em execução, espero que o 0.26 estará no próximo kernel estável.

Para construir um kernel com suporte a ppa, inclua o suporte a SCSI, ao disco SCSI e selecione o suporte ao Iomega ZIP / PPA-3 da lista dos adaptadores SCSI de baixo-nível. Você pode também construir o controlador como um módulo carregável.

Você pode usar os parâmetros da linha de comando no /etc/lilo.conf ou com o insmod para ajustar o controlador. Tudo isto está documentado no drivers/scsi/README.ppa no fonte do kernel. Eu incluí um sumário na próxima seção.

Se você quiser usar ambos os controladores lp e ppa na mesma porta paralela, deve construir ambos como módulos carregáveis e instalar um ou outro de qualquer ponto, mas não ambos.

As características dos módulos carregáveis do Linux estão se tornando mais poderosas, e conseqüentemente mais complexas dia a dia. Você deve ler o arquivo Documentation/modules.txt no fonte do kernel, com um ponto de início.

322.4 Os parâmetros da linha de comando do PPA

Se você tem o ppa construído dentro do seu kernel, pode ajustar os seus parâmetros da linha de comando do LILO ou LOADLIN com a seguinte sintaxe:

       ppa=base[,speed_high[,speed_low[,nybble]]]

onde a base é o endereço de e/s de sua porta paralela, speed_high é um tempo constante para uma quantidade de loops rápidos no controlador, speed_low é um parâmetro de tempo parecido para alguns loops mais vagarosos e nybble é um sinal para forçar o controlador a usar 4-bit, ou o modo nybble, até mesmo se ele quiser fazer de outro modo.

Por exemplo, o padrão poderia ser especificado como:

       ppa=0x378,1,6,0


Página seguinte Página anterior Índice