(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

305. Introdução

O Sistema X Window é um ambiente gráfico grande e poderoso (alguns podem dizer que excessivamente grande e complexo) para sistemas UNIX. O código do Sistema X Window original foi desenvolvido no MIT, e vendedores comerciais desde então tem usado o X como modelo industrial para as plataformas UNIX. Virtualmente toda a estação de trabalho UNIX no mundo roda algum derivado do sistema X Window.

Um porte de livre distribuição da versão 11 do Sistema X Window do MIT, versão 6 (X11R6) para sistemas 80386/80486/Pentium foi desenvolvida por uma equipe de programadores originariamente liderada por David Wexelblat <dwex@XFree86.org>. A versão conhecida como XFree86 está disponível para o System V/386, 386BSD e outras implementações x86 UNIX, inclusive Linux. Ele inclui todos os binários necessários, arquivos de suporte, bibliotecas e ferramentas.

Informações completas sobre o XFree86 estão disponíveis no site do XFree86 em http://www.XFree86.org.

Neste documento daremos uma descrição passo a passo sobre como instalar e configurar o XFree86 para Linux, mas você mesmo terá que preencher alguns detalhes lendo a documentação distribuída com o próprio XFree86 (esta documentação é discutida a seguir). Porém, o uso e a padronização do Sistema X Window estão muito além do escopo deste documento --- para isso pode-se obter um dos muitos bons livros sobre o uso do Sistema X Window.

305.1 Outras fontes de informações

Caso você nunca tenha ouvido falar de Linux antes, há várias fontes de informações básicas sobre o sistema. O melhor lugar para encontrá-las é no Projeto de Documentação do Linux em http://metalab.unc.edu/LDP. Pode-se encontrar também a versão mais recente e atualizada deste documento, com a denominação de http://metalab.unc.edu/LDP/HOWTO/XFree86-HOWTO.html.

305.2 Novas versões deste documento

Novas versões do COMO FAZER XFree86 do Linux serão periodicamente postadas em comp.os.linux.help, news:comp.os.linux.announce e em news.answers. Elas também serão colocadas em vários sites WWW e FTP Linux, e também no site da LDP.

Sempre se pode ver a versão mais recente na Internet em http://metalab.unc.edu/LDP/HOWTO/XFree86-HOWTO.html.

305.3 Sugestões e Correções

Se você tiver perguntas ou comentários sobre este documento, por favor, esteja à vontade para enviar a mensagem para Eric S. Raymond, em esr@thyrsus.com. Acolho qualquer sugestão ou crítica. Caso seja encontrado algum erro neste documento, por favor me avise, para que eu possa corrigi-lo para a próxima versão. Obrigado.

Por favor não envie-me perguntas sobre como fazer sua placa de vídeo e monitor funcionarem com X. Este COMO FAZER é para ser um guia rápido e indolor para instalações normais usando-se o novo configurador interativo. Se você encontrar problemas, verifique o COMO FAZER Vídeo Timing XFree86, http://metalab.unc.edu/LDP/HOWTO/XFree86-Video-Timings-HOWTO.html (esta é uma versão HTML atualizada do arquivo 'Videomodes.doc' do XFree86). Aquele documento lhe diz tudo que eu sei sobre defeitos mecânicos de configuração. Se ele não puder lhe ajudar, eu também não posso.


Página seguinte Página anterior Índice