(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

279. Fazendo manualmente

279.1 Fazendo o acesso

Você já verificou se o ssh trabalha bem, não? Se o escravo recusa o seu acesso, leia o logs; talvez existam problemas com as permissões do arquivo ou com a configuração do sshd.

279.2 Acendendo o ppp

Acesse o escravo, e envie:

sudo /usr/sbin/pppd passive  
 

Você deve ver resíduos vindos deste ponto. Se ele trabalha bem, se não, existe algum problema ou com o sudo, ou com o pppd. Olhe os comandos, os registros e em /etc/ppp/options, e o arquivo .ppprc. Se ele funciona, escreva a palavra 'passive' dentro do .ppprc, e tente novamente. Para livrar-se dos resíduos e continuar trabalhando, pressione enter, '~' e '^Z'. Você deve ter o prompt do mestre agora, e mate o %1. Veja a seção sobre sintonização se você quiser saber mais sobre o caracteree de escape.

279.3 Os dois juntos

Então,

ssh -l slave polanski sudo /usr/sbin/pppd 
 

deve funcionar também e libera os resíduos corretos.

279.4 Redirecionamento do Pty

Tente redirecionar a coisa toda desta vez:

/usr/local/bin/pty-redir /usr/bin/ssh -l slave polanski sudo /usr/sbin/pppd  
 

Sentença bem longa, não? Você deve usar o caminho inteiro dentro do ssh executável, visto que o programa pty-redir só permite esta forma por razões de segurança. Agora você conseguiu um nome do dispositivo do programa. Digamos, você obteve o /dev/ttyp0 ; você pode usar o comando ps para olhar o que aconteceu. Procure pelo 'p0'.

279.5 Alguma coisa está no dispositivo?

Tente:

/usr/sbin/pppd /dev/ttyp0 local 192.168.0.1:192.168.0.2  
 

para estabelecer a conexão. Olhe a saída do comando ifconfig para ver se o dispositivo está conectado, e use o ping para checar sua rede virtual.

279.6 Configurando as rotas

Configure as rotas no mestre e no escravo também. Agora você deve ser capaz de `pingar' uma máquina de uma intranet de outra máquina em outra intranet. Configure as regras adicionais para o firewall; como agora você tem uma VPN, você pode configurar as regras que se referem à conectividade de duas intranets.


Página seguinte Página anterior Índice