(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

220. O Carregador Direto

Os fontes deste carregador podem ser encontrados no diretório

        linux/arch/alpha/boot

na distribuição dos fontes do kernel do Linux. Ele carrega o kernel do Linux através da leitura de START_SIZE - descolamento que indica o byte de início no disco BOOT_SIZE+512 (também em bytes). As constantes START_SIZE e BOOT_SIZE são definidas em linux/include/asm-alpha/system.h. START_SIZE deve no mínimo ser tão grande quanto a imagem do kernel (ou seja o tamanho dos segmentos .text, .data e .bss). De forma similar deve ser no mínimo tão grande quanto a imagem do carregador direto de sistema operacional. Ambas as constantes devem ser um inteiro múltiplo do tamanho do setor, o qual é igual a 512 bytes. Os valores padrões são atualmente 2 Mb para START_SIZE e 16 Kb para BOOT_SIZE. Note-se que se deseje iniciar o sistema a partir de um disquete de 1.44 Mb, deve-se reduzir o START_SIZE para 1.400 Kb e estar certo de que o kernel que se deseja inicializar não é maior que isto.

Para construir um carregador direto, simplesmente digite "make rawboot" no diretório /usr/src/linux. Isto deve produzir os seguintes arquivos em arch/alpha/boot:

tools/lxboot:

O primeiro setor do disco. Contém o deslocamento e o tamanho do próximo arquivo no formato descrito a seguir.

tools/bootlx:

O carregador direto de sistemas que carregará o arquivo abaixo.

vmlinux.nh:

A imagem bruta do kernel consistindo de segmentos .text, .data e .bss do arquivo objeto em /usr/src/linux/vmlinux. A extensão .nh indica que o arquivo não tem cabeçalho de arquivo objeto.

A concatenação destes três arquivos devem ser gravados no disco que se deseje utilizar para inicializar o sistema. Por exemplo, para gravá-los em um disquete, insira um deles vazio em, digamos, /dev/fd0 e então digite:

cat tools/lxboot tools/bootlx vmlinux >/dev/fd0

Pode-se então desligar o sistema e inicializar o sistema a partir do disquete através do comando boot dva0.


Página seguinte Página anterior Índice