(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Next Previous Contents

5. Configuração Geral (/etc/smb.conf)

A configuração do Samba no Linux (ou numa outra máquina UNIX) é controlada por um único arquivo, /etc/smb.conf. Este arquivo determina que recursos do sistema você quer compartilhar com o mundo exterior e que restrições você deseja que sejam aplicadas a eles.

Já que as seções seguintes irão tratar do compartilhamento de discos e impressoras Linux com máquinas Windows, o arquivo smb.conf mostrado nesta seção é o mais simples possível, somente para fins de introdução.

Não se preocupe ainda com os detalhes. As seções seguintes introduzirão os conceitos principais.

Cada seção do arquivo começa com um cabeçalho de seção como [global], [homes], [printers], etc.

A seção [global] define algumas variáveis que o Samba utilizará para definir o compartilhamento de todos os recursos.

A seção [homes] permite a usuários remotos acessar seus próprios (e somente os seus) diretórios home na máquina local. Isto é, usuários tentando se conectar a este compartilhamento de máquinas Windows, serão conectados ao seus diretórios home pessoais. Note que para fazer isso, eles devem ter uma conta na máquina Linux.

O arquivo smb.conf de exemplo abaixo, permite que usuários remotos acessessem seus diretórios home na máquina local e que escreva em um diretório temporário. Para que um usuário Windows veja estes compartilhamentos, a máquina Linux deve estar na rede local. Então o usuário simplesmente conecta um drive de rede no Gerenciador de Arquivos ou no Windows Explorer.

Note que nas seções seguintes, entradas adicionais a este arquivo serão dadas para permitir o compartilhamento de mais recursos.


; /etc/smb.conf
; Certifique-se de reiniciar o servidor depois de fazer alterações neste arquivo, ex:
; /etc/rc.d/init.d/smb stop
; /etc/rc.d/init.d/smb start

[global]
; Se você deseja uma conta guest, descomente a linha abaixo:
; guest account = nobody
   log file = /var/log/samba-log.%m
   lock directory = /var/lock/samba
   share modes = yes

[homes]
   comment = Diretorios Home
   browseable = no
   read only = no
   create mode = 0750

[tmp]
   comment = Espaco de armazenamento temporario
   path = /tmp
   read only = no
   public = yes

Tendo escrito um novo smb.conf, é muito útil testá-lo para verificar se há erros. Você pode testar um arquivo smb.conf, usando o utilitário 'testparm' (página man: testparm); se testparm não reportar nenhum problema, o smbd irá carregar o arquivo de configuração corretamente.

Aqui temos um bom truque: se seu servidor Samba tem mais de uma interface ethernet, o smbd pode se ligar (bind) a interface errada. Se for o caso, você pode determinar a qual porta ele devera se ligar pela adição de uma linha parecidada como esta na sação [global] do /etc/smb.conf:


interfaces = 192.168.1.1/24

onde você deverá trocar o endereço IP acima pelo que você atribuiu a interface ethernet correta. O "24" é correto para um rede classe C, mas deve ser calculado se você tiver feito sub-redes. O número se refere a máscara de rede. Números para outras classes de redes são fornecidos no IP-Masquerade mini-HOWTO.

Existe agora uma ferramenta de configuração gráfica para o Samba: GtkSamba. Veja http://www.open-systems.com/gtksamba.html.


Next Previous Contents