(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Next Previous Contents

1. Introdução

Este é o SMB HOWTO. Este documento descreve como usar o protocolo Server Message Block (SMB) [Servidor de Bloco de Mensagens], NetBIOS ou LanManager. Ainda que este documento seja Linux-cêntrico, o Samba roda na maioria dos sistemas Unix e compatíveis.

Este documento é mantido por David Wood ( dwood@plugged.net.au). Adições, modificações ou correções podem ser enviadas para inclusão na próxima versão.

Mais documentação sobre o Samba está disponível no Samba Web site, localizado em http://www.samba.org/. Você também pode tentar o newsgroup comp.protocols.smb.

O protocolo SMB é usado pelo Microsoft Windows 3.11, NT and 95/98 para compartilhar discos e impressoras. Usando o conjunto de ferramentas do Samba de Andrew Tridgell ( Andrew.Tridgell@anu.edu.au), máquinas UNIX (incluindo Linux) podem compartilhar discos e improssoras com máquinas Windows. As ferramentas smbfs de Paal-Kr. Engstad ( engstad@intermetrics.com) e Volker Lendecke ( lendecke@namu01.gwdg.de) habilitam máquinas Unix a montar compartilhamentos SMB de hospedeiros Windows ou SAMBA.

Há quatro coisas que alguém pode fazer com o Samba:

  1. Compartilhar um drive Linux com máquinas Windows.
  2. Compartilhar um drive Windows com máquinas Linux.
  3. Compartilhar impressoras Linux com máquinas Windows.
  4. Compartilhar impressoras Windows com máquinas Linux.

Todas estas são cobertas neste documento.

Declaração: Os procedimentos e scripts ou funcionam para o autor ou tiveram seu funcionamento reportado pelas pessoas que os proveram. Configurações diferentes podem não funcionar com as informações aqui dadas. Se você encontrar um situação como esta, você pode enviar um e-mail para o autor com sugestões de melhorias a este documento, mas o autor não garante nada. O que você esperava ? O autor é, além de tudo, um consultor...

Por favor, note que para que máquinas Windows 3.x acessem compartilhamentos SMB, elas devem ter um pilha TCP/IP e as DLLs do Win32s. Ambos estão disponíveis no site Web da Microsoft ( http://www.microsoft.com).


Next Previous Contents