(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

203. Introdução

Meus agradecimentos aos cidadãos da rede que têm me ajudado, e em especial a Tony Nugent (tony@trishul.sci.gu.edu.au), David Summers (david@summersoft.fay.ar.us) e S.u.S.E (distribuição Linux) que tornaram a instalação Linux tão mais fácil e também aos autores dos excelentes programas acima.

O que é qmail e por que devo usá-lo? Aqui está a descrição do autor (Dan Bernstein): ``Qmail é um agente de transferência de mensagem seguro, confiável, eficiente e simples. Ele foi concebido para ser um substituto de todo o sistema sendmail-binmail nas típicas máquinas UNIX conectadas a Internet.

Segurança: não é apenas um objetivo, mas um requisito absoluto. A entrega de mensagens é crítica para muitos usuários; não pode ser interrompida, por isso deve ser completamente segura. Por isso eu comecei a escrever qmail: eu estava cansado das falhas de segurança dos sendmail e outros agentes de transporte de mensagens.

Confiável: a filosofia de rota-direta do qmail garante que uma mensagem, uma vez aceita dentro do sistema, nunca será perdida. O qmail também suporta diretórios de mensagens, uma nova formatação de caixa postal do usuário extremamente confiável. Diretórios de mensagens diferentes dos arquivos mbox e pastas mh não serão corrompidos se o sistema tiver problemas durante a entrega. Melhor ainda, os usuários não só podem ler seguramente suas mensagens através do NFS, como qualquer número de cliente NFS pode entregar mensagens ao usuário simultaneamente.

Eficiente: Num Pentium sob BSD, o qmail pode facilmente sustentar 200.000 mensagens locais por dia --- mensagens enviadas separadamente e entregues a caixas postais em um teste real! Embora as entregas remotas estejam inerentemente limitadas pela lentidão do DNS e SMTP, o qmail assume 20 entregas simultâneas por padrão, funcionando com bastante eficiência através de listas de correspondência (é por isso que finalizei o qmail: tive que configurar uma grande lista de correspondências).

Simples: o qmail é imensamente menor que qualquer outro Agente de Transporte de Mensagens da Internet. Alguns motivos para isso: (1) Outros Agentes de Transporte de Mensagens têm mecanismos separados de remessa, de nomes alternativos das listas de correspondência, e o qmail tem um mecanismo simples de remessa que permite aos usuários manipular suas próprias listas de correspondência. (2) Outros Agentes de Transporte de Mensagens oferecem um espectro de modo de entrega, a partir de rápido + inseguro a lento + enfileirado. O envio qmail é instantaneamente acionado por novos itens na fila, assim o sistema qmail tem apenas um modo de entrega: rápido + enfileirado. (3) Outros Agentes de Transporte de Mensagens incluem, com eficácia, uma versão especializada do inetd que observa a média de carga. O projeto do qmail limita a carga da máquina, assim o qmail-smtpd pode rodar seguramente a partir da inetd de seu sistema.

Substituto do sendmail: o qmail suporta máquinas e usuários mascarados, escondendo a máquina, domínios virtuais, clientes nulos, reescrevendo lista de proprietários, controlando revezamentos, gravando duplas devoluções, listas de endereço RFC 822 arbitrárias, mensagens cruzadas em máquinas para detecção de ciclos intermináveis, ponto de verificação por recipiente, diminuição de indisponibilidade, agendamento independente de novas tentativas de envio-recepção de mensagens, etc.. Resumindo, é mais veloz que os Agentes de Transporte de Mensagens modernos. O qmail inclui um invólucro "sendmail" de entrega para que seja usado transparentemente pelo seu leitor atual de mensagens.''


Página seguinte Página anterior Índice