(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

160. Algumas Perguntas Mais Freqüentes

Onde eu posso encontrar software IPX comercialmente mantido para Linux?

A Caldera Corporation oferece um cliente Netware 3.x and 4.x totalmente licenciado e mantido. Você pode obter mais informações sobre isto em Caldera Inc Web Server.

O software IPX funciona com Arcnet/Token Ring/etc. ?

O software IPX Linux não funciona com interfaces ArcNet e Token Ring. Eu ainda não ouvi de ninguém tentando isto com AX.25. A configuração é a mesma que para a Ethernet exceto que você terá que substituir nomes de dispositivos apropriados no lugar de 'eth0' e endereços hardware apropriados onde forem necessários.

Como eu configuro mais de uma interface IPX?

Se você tiver mais de uma interface na sua máquina você deve usar o comando ipx_interface para configurar manualmente cada um. Você não deve usar a configuração `plug and play'.

Como eu escolho endereços IPX ?

A rede IPX é similar, mas não idêntica à rede IP. Uma grande diferença é a maneira como os endereços são usados. IPX não usa o conceito de sub-rede e então os tipos de associações que você tem entre endereços de rede e redes é diferentes. As regras são bastante simples:

  • Cada endereço de rede IPX deve ser único em toda a extensa área de rede. Isto inclui Endereços Internos de Rede. Muitas organizações usando IPX sobre a extensa área de rede terão algum tipo de endereçamento padronizado que você deve seguir.
  • Cada endereço Host em uma rede individual deve ser único. Isto significa que cada host em cada rede IPX deve ter um único endereço assinado. No caso da rede Ethernet, isto não é difícil pois cada placa tem um único endereço. No caso do IPX/PPP significa que você deve se assegurar que você coloca endereços únicos para todos os hosts na rede, independente de cada final de ligação(ões) que eles estão conectados. O endereço do host não precisa ser único através da extensa área de rede uma vez que o endereço de rede é usado em combinação com o endereço do host para unicamente identificar um host.

Quais os tipos de estrutura que eu devo usar?

Existe uma variedade de tipos de estrutura em uso sobre as quais você pode funcionar um IPX. As mais comuns delas estão descritas na seção 'termos comuns' deste documento (sobre a `entrada Frame Type').

Se você estiver instalando sua máquina numa rede existente, então você deve usar qualquer que já esteja em uso para permitir que você trabalhe com os outros hosts na rede, mas se a instalação é uma nova rede, você pode usar qualquer da gama de protocolos para carregar o seu tráfego IPX. Minha recomendação é que se você está configurando uma rede nova e precisa carregar ambos tráfegos IPX e IP, use a estrutura tipo Ethernet_II.

Minhas máquinas Windows95 complicam minha auto-detecção de tipo de estrutura?

Aparentemente elas fazem isto, sim. Eu não posso fazer comentários desagradáveis, ao invés disto, eu sugiro que você use a configuração manual de tipo de estrutura no lugar da automática. É de qualquer modo a melhor maneira.

Por que eu obtenho mensagens `invalid argument' quando configuro um IPX?

Você provavelmente não está executando um kernel que suporta IPX. Recompile o seu kernel para ele fazer isto, ou verifique que você realmente usou lilo para instalar e executar o novo kernel.

Por que eu obtenho a mensagem `package not installed' quando configuro um IPX ?

Mesma resposta do item anterior.

Por que eu obtenho a mensagem `IPX support not in kernel' do pppd?

Você provavelmente compilou IPX como um módulo e não se certificou que ele foi carregado antes de iniciar o pppd.

Como o NFS exporta um sistema de arquivos NCP montado?

Para usar o NFS para exportar um sistema de arquivo você deve montá-lo usando a opção ncpmount -V. Esta opção permite que você monte somente um volume de um servidor de arquivo ao invés da montagem usual deles. Quando você faz isto, o servidor NFS permitirá que você exporte este sistema de arquivo na maneira usual.

Por que o slist não funciona quando eu tenho uma rede interna com mars_nwe ?

Você deve ter pego o servidor capacitado mais próximo. Isto é, entrada 401 em /etc/nwserv.conf deve ser 0 a não ser que você tenha uma razão por não responder para pegar os servidores mais próximos. Se você quer slist para funcionar e não responde para cada servidor mais próximo requerido pego, inclua a sua rede interna e o número do nó em /etc/nwserv.stations e indique a entrada 401 em /etc/nwserv.conf para 2.

O pacote ncpfs funciona com mars_nwe?

O código de Martin e Volker está começando lentamente a convergir. Versões recentes do mars_nwe têm uma opção para capacitá-lo para trabalhar com ncpfs. Você deve capacitar o WITH_NAME_SPACE_CALLS no arquivo mars_nweconfig.h.

Existe algum software DOS gratuito para trabalhar com mars_nwe ?

Pergunta conjunturada merece resposta conjunturada. Fico feliz que você tenha perguntado. Martin tem um pacote que ele distribui junto com seu pacote mars_nwe que oferece suporte para cliente DOS gratuito para o servidor mars_nwe. Você pode encontrá-lo nos mesmos sites dos servidores e ele será chamado mars_dosutils-0.01.tgz. Ele inclui código de fonte C para programas como slist.exe, login.exe, map.exe, etc. e a fonte é compatível com Borland(tm) C.


Página seguinte Página anterior Índice