(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

158. Túnel IPX sobre IP

Muitos de vocês estarão em uma situação onde você terá duas Redes de Área Local Novell com só uma conexão IP entre eles. Você pode perguntar: como funciona um DOOM com vários jogadores proveniente do DOS através desta disposição? Andreas Godzina <ag@agsc.han.de> tem uma resposta para você na forma de ipxtunnel.

O ipxtunnel fornece uma facilidade para IPX permitindo que pacotes IPX sejam encapsulados com datagramas tcp/ip, assim eles podem ser levados por uma conexão tcp/ip. Eles ouvem dos pacotes IPX e quando ouve alguém ele o embrulha de dentro de um datagrama tcp/ip e o roteia para um endereço remoto que você pode especificar. Para isto funcionar, naturalmente a máquina em que você roteia o IPX encapsulado deve estar funcionando também com uma cópia da mesma versão de ipxtunnel como você.

158.1 Obtendo o ipxtunnel

Você pode obter ipxtunnel do sunsite.unc.edu ou de sites espelho.

158.2 Construindo o ipxtunnel

O ipxtunnel construiu claramente para mim, usando seguintes comandos:

# cd /usr/src
# tar xvfz .../ipxtunnel.tgz
# cd ipxtunnel
# make

158.3 Configurando ipxtunnel

A configuração para ipxtunnel é fácil. Deixe-me dizer que a máquina do seu amigo é gau.somewhere.com e a sua máquina é chamada gim.sw.edu. O ipxtunnel usa um arquivo de configuração chamado /etc/ipxtunnel.conf. Este arquivo permite você especificar o padrão porta UDP para usar para a conexão tcp/ip, onde mandar os dados encapsulados e qual das suas interfaces locais ipxtunnel deverá ouvir e entregar pacotes IPX.

Um arquivo de configuração deverá parecer como se segue:

#
# /etc/ipxtunnel.conf for gim.sw.edu
#
# a porta UDP para usar:                       (padrão 7666)
port 7777
#
# A máquina remota para mandar pacotes IPX para: (sem padrão)
remote gau.somewhere.com
#
# As interfaces locais para ouvir para IPX em: (padrão eth0)
interface eth0
interface eth1
Obviamente a outra máquina deve ter um arquivo de configuração similar especificando esta máquina como um host remoto.

158.4 Testando e usando ipxtunnel

O ipxtunnel age como uma ponte IPX, então as redes IPX, também no final da ligação devem ser provavelmente as mesmas. Andreas nunca testou o ipxtunnel em um ambiente que realmente suporta um servidor de arquivo Novell, então se você experimentar isto num ambiente real, comunique a Andreas para que ele saiba se funcionou ou não.

Se o ipxtunnel está funcionando, você deve ativá-lo para iniciar as suas máquinas DOOM em cada fim de ligação funcionando o mode IPX e eles devem ver um ao outro.

Andreas tinha usado este código sobre linhas de alta velocidade e ele não fez declaração de como isto se comporta quando a sua ligação é de velocidade baixa. De novo, faça ele saber o que funciona para você e o que não funciona.


Página seguinte Página anterior Índice