(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

155. Configuração da sua máquina Linux como um Servidor de Impressão Novell.

Um programa que permite que a sua máquina Linux aja como um servidor de impressão numa rede Netware está incluído no pacote ncpfs. Para instruções em como obter e como construir, siga as indicações da seção `Cliente Netware' acima.

155.1 Pré-requisitos

A configuração é bastante razoável e acredito que você já tenha a sua configuração de impressora completada e funcionando sob o Linux. Isto é explicado no COMO FAZER Impressão considerando todos os detalhes.

155.2 Configuração

Quando você tem uma configuração de impressora funcionando e você construiu e instalou o utilitário pserver então você precisa adicionar comandos para iniciá-lo dentro dos seus arquivos rc.

Exatamente que comando você usará, vai depender de como exatamente você quer que isto opere. Porém, em sua forma simples, algo como o que se segue funcionará:

# pserver -S ACCT_01 -U LASER -P secret -q LASERJET

Este exemplo convida o utilitário pserver para acessar no servidor de arquivo ACCT_01 com nome de usuário LASER e senha secret e para ter trabalhos provenientes da série de impressão LASERJET. Quando um trabalho de impressão vindo de fora é recebido, ele usará o padrão de comando de impressão do lpr para alimentar o trabalho de impressão do servidor de impressão Linux.

Você poderia, se desejasse usar qualquer comando Linux para aceitar e imprimir o trabalho de impressão. O argumento -c permite que você especifique o comando de impressão exato. Por exemplo:

# pserver -S ACCT_01 -U LASER -P secret -q LASERJET -c "lpr -Plaserjet"
fará exatamente o mesmo que o exemplo anterior, exceto que ele enviará o trabalho para a configuração laserjet printcap ao invés do padrão.


Página seguinte Página anterior Índice