(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

150. Ferramentas IPX de Greg Pages.

Greg Page <greg@caldera.com de Caldera Incorporated foi escrita uma série de ferramentas de configuração IPX e aperfeiçoado o suporte kernel Linux IPX.

Os aperfeiçoamentos do kernel permitem ao Linux ser configurado como uma rota ou ponte IPX caracterizada. O suporte IPX aperfeiçoado já foi estabelecido corrente principal de distribuição de kernel, então você provavelmente já o possui.

As ferramentas de configuração de rede fornecem a você a capacidade de configurar seus dispositivos de rede para suporte IPX e permitem que você configure roteamento IPX e outras facilidades sob o Linux. As ferramentas de rede Linux IPX estão disponíveis em: sunsite.unc.edu.

150.1 As ferramentas IPX em mais detalhes.

ipx_interface

Este comando é usado para adicionar manualmente, apagar ou checar a capacidade ipx para um dispositivo de rede existente. Normalmente, o dispositivo de rede deveria ser um dispositivo Ethernet como o eth0. Pelo menos uma interface IPX deve ser designada, e a interface primária e o indicador -p para este comando faz isto. Por exemplo, para capacitar o dispositivo Ethernet eth0 para capacidade IPX como interface primária IPX usando a estrutura tipo IEEE 802.2 e o endereço de rede IPX 39ab0222 você deve usar:

# ipx_interface add -p eth0 802.2 0x39ab0222

Se você obtiver um erro enquanto estiver executando este programa e acontecer de você ainda não ter configurado tcp/ip, então você perceberá que tem que iniciar manualmente a interface eth0 usando o comando:

# ifconfig eth0 up

ipx_configure

Este comando capacita ou desativa a configuração automática e as configurações da interface primária.

--auto_interface

Permite que você selecione se os novos dispositivos de rede devem ser automaticamente configurados como dispositivos IPX ou não.

--auto_primary

Permite que você selecione se o software IPX deve selecionar automaticamente uma interface primária ou não.

Um exemplo típico deve ser capacitar tanto a configuração de interface automática quanto a configuração de interface primária automática com o seguinte comando:
# ipx_configure --auto_interface=on --auto_primary=on

ipx_internal_net

Este comando permite que você configure ou desconfigure um endereço de rede interna. Um endereço de rede interna é opcional, mas quando é configurado, sempre será uma interface primária. Para configurar uma rede de endereços IPX de ab000000 em um nó IPX 1 você deverá usar:

# ipx_internal_net add 0xab000000 1

ipx_route

Este comando permite que você modifique manualmente a tabela de roteamento IPX. Por exemplo para adicionar uma rota para a rede IPX 39ab0222 via um roteador com um nó de número 00608CC33C0F em uma rede IPX 39ab0108:

# ipx_route add 0x39ab0222 0x39ab0108 0x00608CC33C0F


Página seguinte Página anterior Índice