(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

104. Perguntas e Respostas

Por favor leia esta seção com atenção antes de enviar mensagens ao autor.

  1. Meu named necessita de um arquivo named.boot.

    Você está lendo o COMO FAZER errado. Por favor veja a versão antiga deste COMO FAZER que faz a converção do bind 4 em: http://www.math.uio.no/~janl/DNS/.

  2. Como usar o DNS de dentro de um firewall?

    Algumas dicas: `retransmissores', `escravo' e dê uma olhada na lista de literatura no final deste COMO FAZER.

  3. Como fazer para o DNS alternar através de diversos endereços disponíveis para um serviço, digamos, www.busy.site para obter um efeito de carga balanceada ou similar?

    Faça vários registros A para www.busy.site e use a bind 4.9.3 ou posterior. Então o bind irá fornecer as respostas, porém não funcionará com versões mais antigas do bind.

  4. Gostaria de configurar o DNS em uma intranet (fechada). O que eu faço?

    Pode-se omitir o arquivo root.hints e construir somente os arquivos de zona. Isto significa ainda que você não tem que conseguir um novo arquivo hint o tempo todo.

  5. Como configurar um servidor de nomes secundário (escravo)?

    Caso o servidor primário/mestre tiver, por exemplo, o endereço 127.0.0.1, basta colocar uma linha no arquivo named.conf do secundário:


      zone "linux.bogus" {
            type slave;
            file "sz/linux.bogus";
            masters { 127.0.0.1; };
      };
      
    

    Pode-se relacionar vários servidores mestres alternativos. O arquivo de zona pode ser copiado de dentro de uma lista de mestres, separada por ';' (ponto e vírgula).

  6. Eu quero executar o bind quando estiver desconectado da rede.

    Há aspectos relacionados com isto:

    • Eu recebi esta mensagem de Ian Clark <ic@deakin.edu.au> onde ele explica a sua maneira de fazer isto:
      Eu executo named na minha máquina 'Masquerading', tendo dois arquivos root.hints, uma chamado root.hints.real que contém os nomes dos servidores de nomes raiz reais e o outro chamado root.hints.falso que contém...
      
      ----
      ; root.hints.falso
      ; este arquivo não contém informações
      ----
      
      Ao desconectar-se da rede, eu copio o arquivo root.hints.falso para root.hints e reinicio o named.
       
      Ao conectar-se novamente a rede,  root.hints.real é copiado para root.hints e o named é reiniciado.
      
      Isto é feito pelos programas ip-down & ip-up respectivamente.
      
      A primeira vez que uma pergunta pesquisa é feita com a rede desconectada, o  servidor de nomes não tem meios de obter o seu endereço e apresenta a seguinte mensagem:  
      
      28 de jan. 20:10:11 servidor de nomes hazchem [10147]: Nenhum servidor de nomes raiz foi localizado para a classe IN...
      
      Com a qual eu posso viver.
               
      Certamente parece funcionar para mim. É possível utilizar o servidor de nomes  para máquinas locais, enquanto estiver desconectado da rede, sem o tempo de espera necessário para nomes de domínios externos e enquanto as pesquisas na rede por outros domínios "funcionam" a contento. 
      
    • Recebi de Karl-Max Wanger informações sobre como bind interage com o NFS e o portmapper numa máquina fora da rede:
      
      Eu executo meu próprio named em todas as máquinas que ocasionalmente estejam conectadas a Internet via modem. O servidor de nomes atua somente como um cache, ele não tem de autoridade e pergunta tudo aos servidores de nomes indicados no arquivo root.cache. Como de costume no Slackware, ele é iniciado antes em nfsd e mountd.
      
      Com uma de minhas máquinas (um Libretto 30) eu tive o problema de algumas vezes poder montá-lo a partir de outro sistema conectado à rede local, mas na maior parte do tempo isso não ser possível. Obtive o mesmo resultado usando PLIP, um cartão Ethernet PCMCIA ou PPP sobre uma interface serial.
      
      Depois de algum tempo de tentativas e experiências, descobri que aparentemente o named ficava confuso com o processo de registro do nfsd e mountd junto ao portmapper, após a sua inicialização (estes servidores sempre foram inicializados da forma usual). Inicializando o named após nfsd e o mountd eliminou este problema completamente.
      
      Como não existem desvantagens em tal seqüência modificada de inicialização aconselho a todos que a utilizem para prevenir potenciais problemas.
      

  7. Onde o nome do servidor somente de cache guarda seu cache? Há alguma maneira de controlar o tamanho do cache?

    O cache é mantido integralmente em memória, ele não é gravado em disco em nenhum momento. Toda vez que se finaliza o named, o cache é perdido. O cache não é controlável de nenhuma maneira. O named administra-o de acordo com algumas regras simples e é isso. Não se pode controlar o cache ou o tamanho do cache. Caso se deseje pode se alterar o programa named, porém isto não é recomendado.

  8. O named salva o cache? Posso fazer com que ele o salve?

    Não, o servidor de nomes não salva o cache quando ele é finalizado. Isto significa que o cache tem que ser construído de novo cada vez que se reinicia o servidor de nomes. Não há nenhuma maneira de fazer com que o servidor de nomes salve o cache em um arquivo. Caso se deseje pode se alterar o programa named, porém isto não é recomendado.


Página seguinte Página anterior Índice