(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

89. Introdução

89.1 Por que fizemos este COMO FAZER?

Instalei o Linux em inúmeros PCs e notei que as distribuições atuais são ótimas, mas infelizmente faltam algumas configurações básicas. A maioria dos aplicativos funcionarão assim que forem instalados, mas alguns podem não funcionar adequadamente. Além disso, notei que as mesmas perguntas se repetem sobre a configuração do sistema.

Para tentar remediar esta situação e para ter um roteiro para uma nova instalação, escrevi uma lista de "faça isto e aquilo" que mais tarde evoluiu e tornou-se este COMO FAZER. Aqui será possível encontrar uma série de exemplos de configurações para os aplicativos, programas e serviços mais comuns, que devem fazer o usuário economizar tempo e trabalho.

Alguns exemplos presentes neste COMO FAZER são de certa forma dependentes de alguma distribuição. Tenho acesso a máquinas com Red Hat e Caldera OpenLinux, por isso as dicas aqui apresentadas podem não ser uma verdade universal, caso se tenha que utilizar uma distribuição Slackware, Debian ou qualquer outra. De qualquer maneira, a leitura da documentação e dos COMO FAZER é sempre válida, assim aconselhamos a fazê-lo. Nota: como o Conectiva Linux é baseado na distribuição Red Hat Linux, as sugestões aqui apresentadas podem ser aplicadas em sua grande maioria também nesta distribuição.

89.2 O Que Estaremos Configurando?

Podem haver infinitas configurações de hardwares para um PC, mas a experiência aponta uma bastante comum: um PC com um grande HD dividido em três partições (uma para DOS/Windows, uma para o Linux e uma para área de troca), placa de som, modem, dispositivo de CD-ROM, impressora e mouse. Um dispositivo Zip de porta paralela está se tornando também comum.

Este é o hardware que eu suponho que se queira configurar, mas é fácil adaptar as orientações a seguir a diferentes configurações. Está implicitamente assumido que deve-se utilizar o superusuário ao se editar/fixar/programar.

E agora, companheiros, mãos à obra.


Página seguinte Página anterior Índice