(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

69. Escolhendo um kernel

Neste ponto tem-se disponível um sistema de arquivos raiz compactado. O próximo passo é construir um kernel ou selecionar um kernel. Em muitos casos é possível copiar o kernel atual e inicializar o sistema a partir do disquete. Porém em muitos casos poderá ser necessário construir um em separado.

Uma das razões é o tamanho. Caso se esteja construindo um único disquete de inicialização e raiz, o kernel será um dos maiores arquivos no disquete e será necessário reduzí-lo o máximo possível. Caso se esteja construindo dois discos (um de inicialização e um raiz), isso não será problema pois o kernel irá em um disquete separado.

Para reduzir seu tamanho, deve-se construir um kernel com o mínimo de facilidades necessárias ao suporte do sistema desejado. Isso significa, deixar de lado tudo que não seja absolutamente necessário. Suporte a rede é um dos prováveis candidatos, assim como suporte a unidades de disco e outros dispositivos desnecessários durante o início do sistema. Conforme descrito anteriormente, o kernel deve ter suporte a disco em memória e ext2 .

Após incluir somente o mínimo necessário de facilidades no kernel, deve-se verificar o que deve retornar. Provavelmente um dos usos mais comuns a um disquete de inicialização e raiz é a restauração de sistemas de arquivos raiz com problemas, e para que isso seja possível é necessário suporte no kernel do sistema. Por exemplo, caso as cópias de segurança tenham sido efetuadas em fita, utilizando Ftape para acessar uma unidade de fita, então será obrigatória a presença de suporte a dispositivos de fitas para efetuar uma restauração. Caso não esteja presente, poderá ser necessário reinstalar o Linux, copiar e reinstalar ftape, e então tentar ler as cópias de segurança.

O ponto aqui é, qualquer suporte a leitura e gravação que seja adicionado ao kernel para suportar cópias de segurança, deve também ser adicionado ao kernel de inicialização do sistema em disquete de emergência.

O procedimento para construir um kernel é descrito na documentação que o acompanha. É relativamente simples, podendo-se verificar o conteúdo de /usr/src/linux. Note que caso se tenha problemas construindo um novo kernel, então provavelmente não se deve tentar construir um disco de inicialização. Deve-se lembrar de compactar o kernel através do comando ``make zImage''.


Página seguinte Página anterior Índice