(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

30. Portando

A habilidade de qualquer máquina baseada em Alpha executar Linux é limitada somente pela habilidade do leitor de obter as informações nos detalhes devidos para a execução desta tarefa. Uma vez que há portes do Linux para placas E66, EB64+ e EB164, todos os sistemas baseados em 21066, 21064/APECS ou 21164/ALCOR podem executar Linux com pouca ou nenhuma modificação. A maior diferença entre quaisquer destas placas mãe é a forma de roteamento das interrrupções. Há três fontes de interrupções:

  • dispositivos embutidos
  • dispositivos PCI
  • dispositivos ISA

Todos os sistemas usam uma ponte de E/S baseada em Sistema Intel (SIO) que atua como uma ligação entre PCI e ISA (o barramento principal de E/S é PCI, ISA é um barramento secundário usado para manter a compatibilidade com dispositivos legados de baixa velocidade de E/S). O SIO contém um tradicional par de 8259s.

Alguns sistemas (por exemplo o Noname) roteia todas as suas interrupções através de SIO que as direciona para a CPU. Alguns sistemas têm um controlador de interrupções em separado e roteiam todas as interrupções PCI mais as interrupções SIO (saída do 8259) através deste, e todas as interrupções ISA através do SIO.

Outras diferenças entre os sistemas incluem:

  • quantidade de conectores
  • quantidade de dispositivos PCI embutidos
  • se eles usam Flash ou EPROM


Página seguinte Página anterior Índice