(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

25. Algumas Notas Sobre Velocidades de Processadores

Todas as CPUs Alpha atuais usam relógios de alta velocidade, uma vez que a sua micro arquitetura foi desenhada para o chamado pequeno-ciclo. Nenhum destes barramentos tem que executar a velocidades horríveis como resultado:

  • em 21066(A), 21064(A), 21164, o ciclo do cache fora do processador (Bcache) é completamente programável para a resolução do ciclo de CPU. Por exemplo, em uma CPU de 275 Mhz, o acesso à leitura do Bcache pode ser controlado em uma resolução de 3.6 ns.
  • em 21066(A), o ciclo DRAM é completamente programável para o ciclo de CPU (não o ciclo do PCI, mas sim o da CPU).
  • em 21064(A), 21164(A), a freqüência do barramento é um múltiplo da freqüência de ciclo de CPU. Muitas das placas mãe 21064 usam um barramento de 33 Mhz.
  • Sistemas que usam o 21066 podem utilizar qualquer freqüência em um barramento PCI no que se referente a CPU. Geralmente, PCIs usam 33 Mhz.
  • Sistemas que usam chipset APEC sempre tem o barramento de sistema de CPU igual à freqüência do barramento PCI. Isto significa que ambos os barramentos tendem a rodar em 25 Mhz ou 33 Mhz (uma vez que estas são as freqüências utilizadas pelas CPUs e barramentos). Em sistemas APEC, a freqüência da controladora DRAM é totalmente programável em termos de freqüência do barramento de CPU.

Alguns usuários comentam que obtiveram performances sofríveis em 21066 uma vez que o controlador de memória 21066 pode ser executado somente em velocidades de 33 Mhz. Na verdade, em sistemas super rápidos 21064A que têm controladores de memória podem ser executados somente nesta velocidade.


Página seguinte Página anterior Índice