(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

12. Configuração e Problemas Variados

  • Se você têm problemas com seu mouse no modo console ou X, verifique se não está sendo executada o getty na linha serial, ou qualquer outra coisa como um modem. Verifique também os conflitos de IRQ.
  • É possível que você necessite manter pressionado o botão esquerdo quando inicializando o X windows. Alguns sistemas podem mandar algum tipo de sinal ou bloqueio para o mouse quando o X inicializa.
  • Problemas com dispositivos seriais podem ser devidos a portas seriais não inicializadas corretamente durante a inicialização. Isto é feito pelo comando setserial, execute do roteiro de inicialização /etc/rc.d/rc.serial. Verifique a página de manual para setserial e o COMO FAZER Serial para mais detalhes. Isto pode ser valioso para uma pequena experiência com tipos, por exemplo, tente setserial /dev/mouse uart 16550 ou 16550a sem se preocupar com a porta que você tem atualmente ( Por exemplo, o mouse não gosta de 16c550AF).
  • O parâmetro ClearDTR pode não funcionar corretamente em alguns sistemas, a não ser que você desabilite o protocolo de negociação RTS/CTS com o comando:
    stty -crtscts < /dev/mouse
    (testado num UART 16450/Pentium por Vladimir Geogjaev geogjaev@wave.sio.rssi.ru).
  • Mouses Logitech podem requerer a linha ChordMiddle para habilitar o funcionamento do botão do meio. Esta linha substitui o Emulate3Buttons ou vai depois da linha /dev/mouse no arquivo de configuração. Podem ser necessárias as linhas ClearDTR e ClearRTS no Xconfig. Alguns mouses Logitech positivamente não precisam da linha ChordMiddle - um sintoma deste problema é que os menus parecem mover com o mouse ao invés de descerem. (De: chang@platform.com).
  • Trocando botões: use o comando xmodmap para mudar qual botão físico se registra com cada clique do mouse. Exemplo: xmodmap -e "pointer = 3 2 1" irá transformar os botões para alguém que use a mão esquerda. se você só têm um mouse de 2 botões, use somente os números 1 & 2.
  • Aceleração: use o comando xset m para mudar a configuração do mouse. Exemplo: xset m 2 irá configurar a aceleração para 2. Dê uma olhada na páginas do manual para detalhes completos.
  • Impressão do ponteiro: se a ação de clicar parece vir da esquerda ou da direita da onde o cursor se encontra, pode ser que a sua tela não está alinhada. Este é um problema com o controlador S3, que você pode consertar usando o xvidtune. Tente Invert_VCLK/InvertVCLK, ou EarlySC. Esta informação foi provida por Bill Lavender ( lavender@MCS.COM) e Simon Hargrave. No XF86Config, isto irá aparecer assim:

    Subsection "Display"
        Modes       "1024x768" "800x600" "640x480" "1280x1024"
        Invert_VCLK "*" 1
        ...
    
  • Se você está obtendo `travamento' dos botões do mouse, isto é, dois cliques quando você só quer um, então pode haver algo de errado com o mouse. Este problema foi resolvido para o mouse da Logitech por Bob Nichols ( rnichols@interaccess.com) e envolve a solda de alguns resistores e um chip no mouse para fixar as microchaves.
  • Se alguns usuários não conseguem fazer com que o mouse funcione mas outros (por exemplos o super usuário) conseguem, é possível que os usuários não estejam executando exatamente a mesma coisa - por exemplo, um versão diferente do X ou um Xconfig diferente. Verifique as mensagens de inicialização do X cuidadosamente para ter certeza.
  • Se você acha que o ponteiro do mouse está apagando coisas da sua tela, você tem um problema de configuração de servidor. Tente adicionar a opção linear, ou talvez nolinear para a seção de placas de vídeo, ou se é uma placa PCI, as opções tgui_pci_write_off e tgui_pci_read_off ( isto parece ser um problema com placas Trident).
  • Se o cursor do mouse não aparece na tela, mas parece estar funcionando, tente a opção "sw_cursor" na seção de Dispositivos do arquivo de configuração.
  • Se o seu mouse para de funcionar quando ele é ensolarado ou quando você liga a luz, pode ser que os sensores estejam se confundindo. Você pode tentar pintar de preto o interior do mouse, ou colocar alguma coisa para proteger os sensores.
  • Mouses Brand Microsoft são freqüentemente uma causa de problemas. O mais novo ``Mouse Serial Microsoft 2.1A" já apresenta relatos de não funcionamento em vários sistemas, embora o ato de conectar e desconectar possa ajudar. O gpm versão 1.13 e superior deverá também suportar o mouse 2.1A, usando o tipo de mouse pnp (veja a seção gpm para saber como re-exportar isso). O ``Intellimouse da Microsoft'' também causa problemas, embora ele não deva ser suportado pelo XFree versão 3.3 ou superior.


Página seguinte Página anterior Índice