(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

 

--- FAQ


1. Geral

1.1 O que é este documento?

Este documento contém a FAQ ("frequently asked questions" -- questões levantadas freqüentemente, em inglês) do Magnux Linux. Ele contém perguntas feitas freqüentemente por outros usuários e desenvolvedores, com suas respectivas respostas, coletadas visando facilitar a vida de novos usuários do sistema.

1.2 Como encontrar a última versão desta FAQ?

A versão mais atual desta FAQ está sempre disponível no endereço http://www.magnux.org/doc.

Adicionalmente, uma mensagem com a FAQ é enviada periodicamente na lista de usuários do Magnux Linux (http://www.magnux.org/mailman/listinfo/usuarios-magnux)

1.3 Para quem e como enviar críticas, sugestões ou contribuições para esta FAQ?

Você pode enviar sua mensagem diretamente para a lista de discussão do Magnux Linux no endereço é usuarios-magnux@magnux.org.

Importante: antes de enviar sua mensagem consulte a versão mais atual da FAQ (veja a pergunta 1.2) e o histórico da lista em http://www.magnux.org/pipermail/usuarios-magnux/) para certificar-se de que críticas, sugestões ou contribuições iguais à(s) que você quer fazer já não foram enviadas e/ou respondidas.

2. Magnux Linux

2.1 O que é o Magnux Linux?

O Magnux Linux é um sistema operacional completo para sistemas Intel ix86 e compatíveis, construido utilizando-se o kernel Linux e programas livres, distribuíveis, de domínio público ou desenvolvido por um de seus desenvolvedores. O Magnux Linux também é o que se costuma chamar de "distribuição Linux".

2.2 O que é ML? O que é SO?

ML é a sigla de Magnux Linux. SO é sigla de "sistema operacional".

2.3 O que diferencia o ML de outras distribuições?

O ML foi desde o início criado com 2 objetivos em mente: a operação de servidores estáveis e robustos, e a criação de um sistema com estritos controles de segurança para servidores.

2.4 O ML é baseado em que outra distribuição Linux?

O ML é uma distribuição criada do zero, ou seja, ele não é baseado em nenhuma outra distribuição Linux.

2.5 O ML utiliza o RPM. O ML é baseado no Red Hat ou similar?

O formato de empacotamento de arquivos RPM, utilizado no ML, foi escolhido para integrar o sistema devido ao farto material e conhecimento já disponíveis sobre ele. Além disso, o comando rpm(1) é um programa isolado, que não está ligado a qualquer outro sistema. Ao utilizá-lo, não se pode dizer que o um SO é derivado desta ou daquela distribuição Linux.

Para completar, o formato RPM foi adotado pela LSB (veja a P2.7) como padrão de sistema Linux em conformidade com esta, o que só reforça a tese, afinal, do contrário todas os sistemas Linux seriam derivados de um só, o que não é verdade.

Por último, sem julgamento de méritos, o empacotamento de software é apenas 10% do que é o ML.

2.6 O ML possui a carecterística YYY que é igual à distribuição Linux ZZZ. Tem certeza de que o ML não é baseado no ZZZ Linux?

Veja a questão anterior. Muitas características de sistema Linux não são exclusivas desta ou daquela sistema, mas vêm sendo criadas e modificadas ao longo da evolução de sistemas Unix. E novamente, as similaridades apontadas podem estar especificadas na LSB, o que força sua utilização no ML.

2.7 Quais os padrões e especificações que o ML segue?

O ML visa ser uma implementação fiel de um sistema Unix-like POSIX. Além disso ele busca manter-se em conformidade com com a LSB (Linux Standard Base -- http://www.linuxbase.org/), o FHS (Filesystem Hierarchy Standard -- http://www.pathname.com/fhs) e a SUS (Single Unix Specification -- http://www.unix.org/) versão 2 e 3. Onde estes padrões e especificações colidem, a definição da LSB é usada.

3. Licenciamento e Distribuição

3.1 O Magnux Linux é gratuito?

Sim. Você pode copiá-lo e utilizá-lo livremente. Você também pode distribui-lo para amigos ou clientes, de graça ou não (mas veja a P3.2 e P3.3).

3.2 O Magnux Linux é de domínio público?

Não. Você não precisa pagar para obter e usar o ML, mas isso não significa que o sistema não tem dono. Todo os programas que compõem o ML têm direito autoral reservado para seus autores, além de suas própria licenças que impõem condições para uso e distribuição (mas que, obviamente, são compatíveis com a licença de uso do ML em si).

O ML como um todo é distribuido sob a licença GPL (GNU General Public Licence). Os direitos autorais (copyright) do código pertence ao desenvolvedor que contribuiu para o sistema.

Consulte a GPL em português (tradução não-oficial) em http://www.magnux.org/doc/GPL-pt_BR.php.

3.3 Posso distribuir o Magnux Linux?

Sim, sob os termos da GPL (veja a questão anterior). Basicamente você pode copiar e distribui-lo livremente, inclusive ganhando dinheiro com a operação. Veja a questão anterior.

4. Obtendo e Instalando

4.1 Onde obtenho o Magnux Linux?

O ML está disponível para download na Internet. Consulte o endereço http://www.magnux.org/obtendo.php para conhecer as formas de se obter o sistema.

4.2 Há alguma forma de se comprar um CD pronto do ML?

Por enquanto (09/03/2003), não há ninguém que se conheça que comercialize CDs prontos do ML. No entanto, caso o interesse pelo sistema aumente, esperamos que em breve alguns distribuidores de CDs passem a oferecer o ML a seus compradores.

Se você distribui, pretende distribuir ou mesmo ganhar algum dinheiro vendendo CDs do ML (veja a P3.3), por favor, envie uma mensagem para a lista de usuários.

4.3 Como instalar o ML?

Se seu computador dá boot pela unidade de CD-ROM, instalar o ML deve ser simples: basta inserir o CD de instalação do sistema, reiniciar a máquina e seguir os passos.

Se você pretende instalar por disquete ou pela rede, o processo, apesar de simples, é extenso demais para ser descrito aqui. Por favor, verifique em http://www.magnux.org/doc os documentos que explicam com detalhes como instalar o sistema.

4.4 Quais os pré-requisitos para se instalar o ML?

  • Processador compatível com o Intel i386 ou superior
  • 16MB de RAM
  • Pelo menos 70MB de espaço em disco (instalação mínima)

4.5 Que hardware é suportado pelo ML?

O ML suporta todo o hardware suportado pelo kernel Linux, o que, /até certo ponto/, significa que o suporte é similar ao de todas as outras distribuições Linux.

4.6 A distribuição ZZZ Linux suporta meu hardware mas o ML não...

O ML utiliza o menor número possível de alterações no kernel Linux, visando manter o sistema o mais perto possível do padrão suportado e utilizado pelos desenvolvedores e outros usuários. Algumas outros sistema Linux, no entanto, modificam o kernel e adicionam suporte a outros hardware, e certamente esta é a razão.

Em todo caso, por favor, envie uma mensagem para a lista descrevendo seu problema e o hardware envolvido.