(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

623. Criando uma unidade de disquete de inicialização de emergência para ftape

Esta seção foi escrita por Claus Tøndering <ct@login.dknet.dk>.

Uma vez que você é o feliz proprietário de uma unidade de fita e várias fitas cheias de cópias de segurança, você provavelmente se perguntará: ``Se tudo sair errado, e perder completamente meu disco rígido, como restauro meus arquivos da fita?''

O que você precisa é de um disquete de emergência que contenha arquivos suficientes para capacitar a inicialização Linux e restaurar seu disco rígido da fita.

A primeira coisa que você deve fazer é ler ``O COMO FAZER do Disco de Inicialização Linux'' escrito por Graham Chapman <grahamc@zeta.org.au>. Aquele documento lhe diz quase tudo que você precisa saber sobre como fazer uma caixa de inicialização de unidade de disquete de emergência. Os parágrafos abaixo contém algumas informações que tornarão sua vida um pouco mais fácil quando seguir os procedimentos de Graham Chapman:

  • Você não precisa realmente de /etc/init, /etc/inittab, /etc/getty, e /etc/rc.d/* no seu disquete. Se o Linux não encontrar /etc/init, ele iniciará /bin/sh em sua console, que é ótima para restaurar seu sistema. Apagar estes arquivos dá a você espaço extra na sua unidade de disquete, o que provavelmente você precisará.
  • Encontre uma versão pequena de /bin/sh. Estão freqüentemente disponíveis nos disquetes de inicialização que vêm com a distribuição Linux. Isto novamente dará espaço extra. Eu sugeriria o ash, que é extremamente pequeno (aproximadamente 62 Kbytes), e ainda assim muito compatível com bash.
  • O /etc/fstab que você inclui no seu disquete deve parecer algo assim:
            /dev/fd0        /               minix   defaults
            none            /proc           proc    defaults
            /dev/hda        /mnt            ext2    defaults
            
    
    Uma vez que tenha inicializado a partir de sua unidade de disquete, dê o comando:
            mount -av
            
    
  • Certifique-se de que seu disquete não esteja montado quando acessar a fita streamer! Caso contrário você pode ter as seguintes mensagens de erro:
            Incapaz de pegar em IRQ6 para o controlador de ftape. 
            
    
    Isto significa que você TEM QUE carregar a unidade de disquete para dentro de um DISCO EM MEMÓRIA. Isto tem como infeliz conseqüência que os programas necessários para restaurar os arquivos provenientes da fita não podem ser localizados num disquete separado. Você tem duas opções aqui:
    1. Você coloca tar (ou cpio ou afio ou qualquer outro programa de cópia de segurança que você use) no seu disquete de superusuário (Isto é onde você precisará de todo espaço extra criado nos passos anteriores).
    2. Antes de iniciar a restauração a partir da fita, copie tar (ou cpio ou afio ou qualquer outro) para o seu disco rígido e carregue-o dali.
  • Exceto por seu programa de cópia de segurança, você provavelmente precisará do mt na sua unidade de disquete superusuário também.
  • Certifique-se de que seu dispositivo ftape (tipicamente /dev/nrft0) está presente na sua unidade de disquete de inicialização.
  • Finalmente: TENTE! Claro que eu não recomendo que você destrua o conteúdo de seu disco rígido para ver se você consegue restaurar tudo. O que eu recomendo, porém, é que você tente inicializar a partir de seus discos de emergência e certifique-se de que você pode pelo menos fazer uma relação do conteúdo dos arquivos de sua fita de cópia de segurança.


Página seguinte Página anterior Índice