(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

609. Existem algumas ferramentas para automatizar este processo?

Sim. Infelizmente, eu acho que elas sofrem do mesmo problema que a técnica de modificação de inode manual: os blocos indiretos são irrecuperáveis. No entanto, dada a probabilidade que isto não seja mais um problema em breve, vale a pena olhar estes programas. Alguém na rede mencionou lde de Scott Heavner. Para ser honesto eu não o recomendaria como ferramenta para a recuperação automática de arquivos. É mais como um debugfs em tela cheia do que qualquer outra coisa, embora realmente tenha algumas características como a habilidade para investigar certos tipos ou certos conteúdos de arquivos. Também funciona com o xia (alguém realmente usa isto ainda?) e minix, sistemas de arquivos antigos. A versão 2.3.4 está disponível em Metalab e espelhos (embora haja a possibilidade de haver uma versão mais recente que esta). O lde realmente tem alguma documentação bastante útil sobre os conceitos básicos de sistemas de arquivos, bem como um documento sobre como usá-la na recuperação de arquivos apagados. Embora eu não a tenha usado, suspeito que o método acima é mais prático.

Parece que o programa que realmente funciona é o GNU Midnight Commander, mc mc. Esta é uma ferramenta de gerenciamento de arquivos de tela cheia, baseada, até onde eu sei, num certo programa do MS-DOS conhecido comumente como `NC'. mc suporta o mouse na console e num xterm Linux e provê sistemas de arquivo virtuais que permitem truques como cd em um arquivo compactado (tarfile). Entre seus sistemas de arquivos virtuais está um para a não eliminação de arquivos em sistemas ext2. Tudo parece muito acessível, no entanto eu devo admitir que eu mesmo nunca usei o programa - prefiro um bom ambiente de linha de comandos. Aparentemente deve-se configurar o programa com a opção --with-ext2undel. Serão necessárias ainda as bibliotecas de desenvolvimento e arquivos que vem com o pacote e2fsprogs. Acredito que uma vez que o programa seja construído, pode-se executar algo como cd undel:dev/hda5/, e conseguir uma lista dos arquivos apagados.

A versão estável mais recente é provavelmente a 4.0. Assim como com o kernel, as versões de desenvolvimento não estão recomendadas a não programadores. A lista de servidores (acima de 70) está disponível em the Midnight Commander 4 Webservidor, ou tente servidor FTP oficial (o qual é bastante lento).


Página seguinte Página anterior Índice