(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

602. Preparando para alterar os inodes diretamente

Meu conselho? Não faça deste jeito. Eu realmente não acho sensato brincar com um sistema de arquivos a um nível baixo o suficiente para que isso funcione. Há também problemas como a possibilidade de se recuperar com segurança somente os primeiros 12 blocos de cada arquivo. Por isso caso se tenha qualquer arquivo maior para recuperar, terá que se usar o outro método de qualquer maneira. (Porém veja a seção Isso será mais simples no futuro? para informações adicionais).

Caso se entenda que se deva fazer desta maneira, meu conselho é copiar os dados da partição bruta para uma imagem em uma partição diferente, e então montar isto usando um sistema circular de recuperação:

# cp /dev/hda5 /root/working
# mount -t ext2 -o loop /root/working /mnt

Isto, porém requer uma versão recente de mount (embora se deva ter a versão 2.6 ou mais nova, pois todas as versões anteriores tem um problema de segurança importante que permite usuários comuns terem acesso como superusuários. As distribuições importantes, isto é, Debian, RedHat e Slackware, e a Conectiva Linux foram todas atualizadas com a versão 2.6 de mount).

Usar um sistema circular significa que quando se destruir completamente todo o sistema de arquivo (o que como é plenamente possível (e provável)), tudo o que se tem a fazer é copiar a partição bruta de volta e recomeçar.


Página seguinte Página anterior Índice