(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

597. Introdução

Este mini-COMO FAZER tenta fornecer dicas de como recuperar os arquivos apagados de um sistema de arquivos ext2. Também contém uma discussão limitada de como evitar que os arquivos sejam indevidamente apagados.

Pretendo certamente ser útil às pessoas que acabaram, digamos, de ter um pequeno acidente com rm; porém, espero que as pessoas de alguma forma o leiam. Nunca se sabe, um dia quem sabe, as informações contidas aqui podem salvar sua vida.

O texto presume um pequeno conhecimento anterior sobre os sistemas de arquivo UNIX em geral (N.T. sugerimos a leitura do Guia do Administrador de Sistemas Linux, disponível em www.conectiva.com.br). No entanto, eu espero que seja acessível à maioria dos usuários Linux. Se você é um completo iniciante, sinto muito, mas a não eliminação dos arquivos sob Linux realmente exige uma certa quantia de conhecimento técnico e persistência, pelo menos por hora.

Você será incapaz de recuperar arquivos apagados de sistemas de arquivos ext2 sem pelo menos ler o acesso ao dispositivo bruto no qual o arquivo está armazenado. Em geral, isto significa que deve-se ser superusuário. Será necessário o programa debugfs do pacote e2fsprogs. Isto deve ter sido instalado pelo sua distribuição.

Por que eu escrevi isto? Em grande parte isto vem de minha própria experiência com um comando como superusuário rm -r tolo e desastroso. Eu apaguei cerca de 97 arquivos JPEG que eu precisava e não seria possível recuperá-los de outras fontes. Usando algumas dicas úteis (veja a seção Créditos e Bibliografia) e muita persistência, recuperei 91 arquivos sem danos. Consegui salvar pelo menos partes de cinco dos demais (o suficiente para ver qual a gravura que estava em cada caso). Só um ficou sem condições de ser mostrado e mesmo este, eu tenho quase certeza absoluta que não mais que 1.024 bytes foram perdidos (embora infelizmente do início do arquivo; dado que eu não sei nada sobre o formato de arquivo JFIF fiz o máximo que podia).

Discutirei mais adiante que tipo de índice de recuperação você pode esperar de arquivos apagados.

597.1 Histórico da revisão

As várias revisões lançadas publicamente deste documento (e suas datas de publicação) são as seguintes:

Mudanças na versão 1.1

Que mudanças foram feitas nesta versão? Antes de mais nada, o "thinko" no exemplo da recuperação do arquivo foi consertado. Graças a todos aqueles que salientaram meu erro, espero ter aprendido a ser mais cuidadoso ao fazer uma interação de programa. Em segundo lugar, a discussão do desenho do sistema de arquivo UNIX foi reescrito para ser, espero, mais compreensível. Eu não estava completamente feliz com ele em primeiro lugar e o comentário de algumas pessoas indicou que ele não era muito claro.

Em terceiro lugar, o vasto código do arquivo tar (``tarball'') compactado do fsgrab no meio do arquivo foi removido. O programa agora está disponível em my webservidor e logo deve chegar a Sunsite (e seus espelhos).

Em quarto lugar, o documento foi traduzido para o Projeto de Documentação Linux através de Ferramentas SGML que contém a linguagem de marcação. Esta linguagem pode ser facilmente convertida para um número de outras linguagens de marcação (inclusive HTML e LaTeX) para convenientes exposição e impressão. Um benefício disto é que edições no papel numa tipografia linda são objetivos muito mais realizáveis e uma outra coisa é que o documento tem referências cruzadas e ligações quando vistos na Rede.

Mudanças na v1.2

Esta revisão é uma mudança basicamente de acréscimos. Está aqui principalmente para incluir as mudanças sugeridas por leitores, uma das quais é particularmente importante.

A primeira mudança foi sugerida por Egil Kvaleberg <egil@kvaleberg.no>, que salientou o comando dump em debugfs. Obrigado, outra vez, Egil.

A segunda mudança é para mencionar o uso de chattr para evitar a eliminação de arquivos importantes. Obrigado, Herman Suijs <H.P.M.Suijs@kub.nl> por mencionar este.

O resumo foi revisado. Os URLs tem sido adicionados para organizações e software. Várias outras mudanças menores têm sido feitas (inclusive o conserto de erros de digitação e assim por diante).

597.2 Localizações canônicas deste documento

O lançamento mais recente deste documento deve sempre estar disponível no formato de texto simples em Linux Documentation Project Servidor (e espelhos).

O lançamento mais recente é também mantido em my webservidor em vários formatos:

  • SGML source. Esta é a fonte como eu a escrevi, usando o pacote de Ferramentas SGML.
  • HTML. Este é HTML, automaticamente gerado da fonte SGML.
  • Plain text. Este é o texto simples, que é também automaticamente gerado da fonte SGML. Perceba que este arquivo é idêntico ao Metalan, assim se você quiser o texto simples, recomenda-se que se consiga a partir do seu espelho LDP favorito (pois será provavelmente muito mais rápido).


Página seguinte Página anterior Índice