(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

591. O COMANDO reserve

ethernet,comando,reserve Este comando LILO é usado da a mesma forma que o `ether=' acima. Ele é adicionado ao nome do seletor de inicialização especificado no lilo.conf.

reserve=IO-base,extent{,IO-base,extent...}

Em algumas máquinas pode ser necessário evitar que programa de controle de dispositivo verifiquem dispositivos (auto-teste) em uma região específica. Isto pode ser devido ao hardware mal projetado que causa o travamento durante a inicialização (como algumas placas ethernet), hardware cujo estado é mudado por uma tentativa de auto-detecção anterior, ou meramente hardware que você não quer que o kernel inicialize.

O argumento de tempo de inicialização reserve trata deste problema especificando uma região de portas de I/O que não deve ser usada no processo de auto-detecção. Esta região é reservada na tabela de registro de portas do kernel como se um dispositivo já tivesse sido encontrado nesta região. Note que este mecanismo não deve ser necessário para a maioria das máquinas. Somente quando existe um problema ou caso especial será necessário usar isto.

As portas I/O na região especificada são protegidas contra tentativas de detecção de dispositivos. Isto foi implementado para ser usado quando algum programa de controle estava travando numa NE2000, ou identificando erroneamente algum outro dispositivo como sendo um dos que controla. Um programa de controle de dispositivo correto não deve tentar auto detecção em uma região reservada, a menos que outro argumento de inicialização explicitamente especifique que ele assim deve fazer. Isto implica que reserve irá ser usado na maioria das vezes com outro argumento de inicialização. Desta forma, se você especifica uma região com reserve para proteger um dispositivo específico, você deve geralmente especificar uma tentativa de auto-detecção explícita para este dispositivo. A maioria dos programa de controle ignora esta tabela de registro de portas se recebem um endereço explícito.

Por exemplo, a linha de inicialização:

LILO: linux reserve=0x300,32 ether=0,0x300,eth0

faz com que todos os programa de controle de dispositivo não acessem a região 0x300-0x31f, exceto os programa de controle de placas ethernet.

Como de costume com os especificadores de tempo de inicialização há um limite de 11 parâmetros, e assim você só pode especificar 5 regiões reservadas por teclado reserva . Múltiplos especificadores de reserva funcionarão se você tiver uma requisição incomumente complicada.


Página seguinte Página anterior Índice