(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

557. Par Trançado

As redes de par trançado exigem hubs ativos, que começam por volta de $50, e o custo do cabo bruto pode na verdade ser mais alto que a thinnet. Você pode muito bem ignorar as reivindicações que você pode usar a fiação de telefone existente pois é muito raro conseguir uma fiação que se torne possível para isso.

Por outro lado, todas as propostas ethernet de 100Mb/sec usam o par trançado, e a maioria das instalações em negócios novos usam o par trançado (isto é provavelmente para evitar os problemas com desarrumações idiotas como as da BNC descritas acima). Também, Russ Nelson acrescente que `Novas instalações devem usar a fiação de categoria 5. Qualquer outra coisa é um desperdício de seu tempo de instalador, pois uma100Base-o quer que seja vai exigir Cat 5.'

Alguns gizmos estão flutuando por aí o que permite que você acorrente as máquinas juntas, e coisa e tal. Por exemplo, a Farallon vende a placa de rede e transceptores EtherWave. Este dispositivo permite dispositivos múltiplos 10baseT para serem acorrentados. Eles também vendem um clone 3c509 que inclui o transceptor EtherWave A desvantagem é que é mais caro e menos confiável que um mini-hub barato e uma outra placa ethernet. Você provavelmente deve tanto ir buscar a abordagem do hub quanto trocar para uma thinnet 10base2.

Se você estiver conectando só duas máquinas, é possível evitar o uso do hub pela troca dos pares de Recepção e Transmissão (1-2 e 3-6).

Se você possui um conector RJ-45 voltado para você (como se você fosse ligá-lo em sua boca) com a tabulador lock em cima, então os pinos são numerados de 1 a 8 da esquerda para direita. O uso do pino é como se segue:

        Número do Pino   Transmissão
        ----------              ----------
        1                       Dados de Saída (+)
        2                       Dados de Saída (-)
        3                       Dados de Entrada (+)
        4                       Uso Reservado para Telefone 
        5                       Uso Reservado para Telefone
        6                       Dados de Entrada (-)
        7                       Uso Reservado para Telefone

        8                       Uso Reservado para Telefone

Se você quiser fazer um cabo, o que se segue deveria servir para você fazê-lo. Pares de sinais diferenciais devem estar no mesmo par trançado para conseguir o mínimo de impedância/perda de um cabo UTP. Se você examinar a tabela acima, você verá que 1+2 e 3+6 são os dois conjuntos de pares de sinais diferenciais. Não 1+3 e 2+6 !!!!!! A 10MHz, com extensão curta, você *pode* se safar destes erros, se ele estiver só sobre uma extensão curta. Nem mesmo pense nele a 100MHz.

Para um ajuste de fio normal, com pontas `A' e `B', você quer chegar ao mapeamento do pino-a-pino, com a entrada e saída, cada um usando um par de fios trançados (para emissão de impedância). Isto significa que 1A vai para 1B, 2A vai para 2B, 3A vai para 3B e 6A vai para 6B. Os fios que juntam 1A-1B e 2A-2B devem ser um par trançado. Também os fios juntando 3A-3B e 6A-6B devem ser um outro par trançado.

Agora se você não tiver um hub, e quer fazer um cabo nulo que você quiser fazer é tornar a entrada de A a saída de B e a saída de A a entrada de B, sem mudar a polaridade. Isto significa conectar 1A a 3B (saída+ A para entrada+ B) e 2A ao 6B (saída- A para entrada- B). Estes dois fios devem ser pares trançados. Eles carregam o que a placa/plugue A considera saída, e o que é visto como entrada para a placa/plugue B. Então conecte o 3A ao 1B (entrada+ A a saída+ B) e também conecte 6A a 2B (entrada- A a saída- B). Este segundo deve também ser um par trançado. Eles carregam o que a placa /plugue `A' considera entrada, e o que a placa/plugue B considera saída.

Assim, se você considerar um fio de ajuste normal, corte uma ponta dele, troque os lugares dos pares trançados de Recepção e Transmissão para um novo plugue e frise-os, você então terá um cabo nulo. Nada complicado. Você só quer alimentar o sinal de Transmissão de uma placa para dentro da Recepção do segundo e vice-versa.

Note que antes da 10BaseT ser ratificada como padrão, existiam outras formatações de rede usando os conectores RJ-45, e o mesmo esquema de fiação acima. Os exemplos são LattisNet da SynOptics, e AT&T's StarLAN. Em alguns casos, (como com as placas 3C503 pioneiras) você poderia configurar chaves para fazer a placa conversar com os hubs de tipos diferentes, mas na maioria dos casos as placas projetadas para este tipos mais antigos de rede não funcionarão com o padrão de rede/hubs 10BaseT (note que se as placas também tiverem uma porta AUI, então não motivo para que você não possa usar isto, combinado com um transceptor AUI a 10BaseT).


Página seguinte Página anterior Índice