(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

534. WD8013, SMC Elite16

Status -- Suportado.

Com o passar dos anos, o projeto acrescentou mais registros e uma EEPROM (as primeiras placas wd8003 apareceram a cerca de 10 anos atrás!!). Os clones geralmente vão pelo nome `8013', e geralmente usam um projeto (chaveado) não-EEPROM. O modelo recente de placas SMC terão o chip 83c690 SMC ao invés do DP8390 Nat Semi original encontrado nas placas pioneiras. O projeto da memória compartilhada torna as placas um pouco mais rápidas que as placas PIO, especialmente com pacotes maiores. Mas o mais importante, do ponto de vista do programa de controle, ele evita alguns defeitos no modo I/O programado 8390, permite acesso multi-threaded seguro ao pacote buffer, e não tem registro de dados do I/O programado que trave sua máquina durante os testes de aquecimento da inicialização.

As placas não-EEPROM que não podem ler a IRQ selecionada tentarão a auto-irq, e se falhar, silenciosamente elas designarão a IRQ 10 (as versões de 8 bits designarão a IRQ 5).

As placas com uma quantia não padrão de memória na placa pode ter o tamanho da memória especificado na inicialização (ou como uma opção em /etc/conf.modules se usar módulos). O tamanho de memória padrão é de 8kB para uma placa de 8 bits e 16kB para uma placa de 16bits. Por exemplo, as placas WD8003EBT mais antigas podiam ser chaveadas para memória de 32kB. Para fazer uso completo daquela RAM, você usaria alguma coisa como (para i/o=0x280 e IRQ 9):

 
LILO: linux ether=9,0x280,0xd0000,0xd8000,eth0

Veja também Problemas da 8013 para alguns dos problemas mais comuns e as perguntas mais freqüentemente feitas.

Se você pretende usar este programa de controle como um módulo carregável você deve provavelmente ver Usando os Programa de controle da Ethernet como Módulos para informações específicas sobre módulo.


Página seguinte Página anterior Índice