(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

474. DEC 21040, 21041, 2114x, Tulipa

Status -- Suportado.

O 21040DEC é um chip com barramento mestre único da Ethernet a partir da Digital, similar ao chip Pcnet da AMD. O 21040 é especificamente projetado para a arquitetura de barramento do PCI. A placa de PCI EtherPower da SMC usa este chip.

Você tem uma escolha de dois programas de controle para placas baseadas neste chip. Há o programa de controle DE425 discutido acima, e o programa de controle 21040 genérico que Donald escreveu.

Advertência: Muito embora sua placa possa estar baseada neste chip, o programa de controle pode não funcionar com você. David C. Davies escreve:

``Não há garantias que tanto a `tulip.c' QUANTO `de4x5.c' executarão qualquer placa baseada DC2114x diferentes daqueles que escreveram para suportar. POR QUE?? Porque há um registro, o Registro Geral de Propósito (CSR12) que: (1) no DC21140A é programável pelo vendedor e todos eles o fazem de maneira diferente e (2) no DC21142/3 este é agora um registro de controle SIA (a la DC21041). O único raio de esperança é que podemos decodificar o SROM para ajudar na configuração do programa de controle. Porém, isto não uma solução garantida desde que alguns vendedores (por exemplo, a placa 9332 SMC) não seguem o semicondutor Digital recomendado do formato de programação SROM.''

Em termos não técnicos, isto significa que se você não tiver certeza que um placa desconhecida com chip DC2114x funcionará com o programa de controle Linux, então certifique-se que você pode devolver a placa ao local de compra antes de pagar por ela.

O chip 21041 atualizado é também encontrado no lugar do 21040 na maioria das placas EtherPower SMC mais modernas. O 21140 é para o suporte do 100Base-? E funciona com o programa de controle Linux para o chip 21040. Para usar o programa de controle do David de4x5 com as placas não-DEC, dê uma olhada em README.de4x5 para saber detalhes.

Donald tem usado as placas EtherPower-10/100 SMC para desenvolver o programa de controle `tulipa'. Note que o programa de controle que está na árvore de kernel padrão no momento não é a versão mais atualizada. Se você estiver tendo problemas com este programa de controle, você deve conseguir a versão mais nova no site ftp/WWW do Donald.

Controlador Tulip

A URL acima também contém uma lista (não-completa) de várias placas/vendedores que usam o chip 21040.

Note também que o programa de controle tulipa é ainda considerado um programa de controle alpha (veja Controlador Alpha) no momento, e deve ser tratado como tal. Para usá-lo, você terá que editar arch/i386/config.in e não comentar a linha para suporte CONFIG_DEC_ELCP.

Donald até configurou um suporte para lista de correspondência para o programa de controle tulipa; para juntar-se digite:

echo subscribe | /bin/mail linux-tulip-request@cesdis.gsfc.nasa.gov.

474.1 Farallon

Farallon vende a placa de rede EtherWave e transceptores. Este dispositivo permite que os dispositivos múltiplos 10baseT sejam encadeadas.


Página seguinte Página anterior Índice