(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

430. AMD LANCE (7990, 79C960/961/961A, PCnet-ISA)

Status -- Suportado.

Não há na realidade nenhuma placa Ethernet AMD. Você provavelmente está lendo isto porque as únicas marcas que você conseguiu encontrar em sua placa diziam AMD e o número acima. O 7990 é o chip original `LANCE', mas a maioria das coisas (inclusive este documento) se referem a todos estes chips similares como chips `LANCE' (incorretamente, devo acrescentar).

Os números acima se referem aos chips da AMD que estão no coração de muitas placas Ethernet. Por exemplo, a Allied Telesis AT1500 (veja AT1500) e a NE1500/2100 (veja NE1500) usam estes chips.

Os 7990/79c90 já foram substituídos há muito tempo pelas novas versões. O 79C960 (a.k.a. PCnet-ISA) contém essencialmente o núcleo 79c90, junto com todos os outros suportes de hardware necessários, os quais permitem uma solução com um único chip Ethernet. O 79c961 (PCnet-ISA+) é uma versão sem chaves Plug and Play da 960. O chip final das séries ISA é a 79c961A (PCnet-ISA II), o qual acrescenta capacidades duplex total. Todas as placas com um destes chips devem funcionar com o programa de controle lance.c, com exceção de placas muito antigas que usavam o 7990 original numa configuração de memória compartilhada. Estas placas antigas podem estar remendadas pela falta de chaves para um canal DMA.

Um problema comum que as pessoas têm é a mensagem: ``falha de arbitragem do barramento mestre''. Ela é impressa quando o programa de controle LANCE não consegue acessar o barramento depois de um período de tempo razoável (50us). Isto geralmente indica que a implementação da placa-mãe do barramento mestre DMA está quebrada, ou algum outro dispositivo está arqueando o barramento, ou há um conflito no canal DMA. Se sua configuração BIOS tem a opção GAT (para Tempo de Acesso Garantido), então tente transformar aquela configuração para ver se ajuda.

Note também que o programa de controle só olha os endereços: 0x300, 0x320, 0x340, 0x360 para uma placa válida, e qualquer endereço fornecido por um argumento de inicialização ether= é silenciosamente ignorado (isto será consertado) por isso certifique-se que sua placa esteja configurada para um dos endereços I/O acima por enquanto. O programa de controle ainda funcionará bem, mesmo que mais de 16MB de memória sejam instalados, desde que a memória baixa `bounce-buffers' é usada quando necessária (por exemplo, qualquer dado acima de 16MB é copiado para dentro de buffer abaixo de 16MB antes de ser dado para a placa para transmitir).

O canal DMA pode ser configurado com bits baixos do valor não usados de outra forma dev->mem_start (a.k.a. PARAM_1) (veja PARAM_1). Se não configurado é testado pela capacitação de cada canal DMA livre por vez e verificado se a inicialização for bem sucedida.

A placa J2405A HP é uma exceção: com esta placa é fácil ler os valores do conjunto EEPROM para a IRQ, e DMA.

Veja Notas sobre placas baseadas AMD PCnet para maiores informações sobre estes chips.


Página seguinte Página anterior Índice