(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

404. EtherLink II, 3c503, 3c503/16

Status -- Suportado.

A 3c503 não tem ``configuração EEPROM'', por isso um programa de diagnóstico/configuração não é necessário antes de executar a placa com Linux. O endereço da memória compartilhada da 3c503 é montada usando chaves que são compartilhadas com o endereço PROM de inicialização. Isto é confuso para as pessoas familiarizadas com outras placas ISA, onde você sempre deixa o conjunto de chaves para incapacitar a menos que você tenha uma PROM de inicialização.

Estas placas devem ser mais ou menos da mesma velocidade que a mesma largura do barramento WD80x3, mas na verdade é um pouco mais lento. Estas placas Ethernet de memória compartilhada também tem um modo I/O programado que não usa as instalações 8390 (suas máquinas encontraram muitos defeitos!). O programa de controle Linux 3c503 pode também funcionar com a 3c503 no modo I/O programado, mas este é mais lento e menos confiável que o modo da memória. Também o modo I/O programado não está bem testado quando atualiza o programa de controle. Você não deve usar o modo I/O programado a menos que precise dele para a compatibilidade MS-DOS.

A linha IRQ da 3c503 IRQ é montada no software, sem nenhuma sugestão da EEPROM. Diferente do programa de controle MS-DOS, o programa de controle Linux tem capacidade para autoIRQ: ele usa a primeira linha IRQ disponível em {5,2/9,3,4}, selecionando a cada vez que a placa é ifconfig'ed (executado o comando ifconfig). Versões mais antigas do programa de controle selecionavam o IRQ na hora da inicialização. O ioctl() chama `ifconfig' e retornará a EAGAIN se nenhuma linha IRQ estiver disponível no momento.

Alguns problemas comuns que as pessoas têm com a 503 são discutidos em Problemas com placas 3Com.

Se você pretende usar este programa de controle como um módulo carregável você deve provavelmente ver Usando o Programa de Controle Ethernet como Módulos para informação específica sobre módulo.

Note que algumas estações de trabalho 386 sem discos têm uma prancha 3c503 (feita pela 3Com e vendida com nomes diferentes, como `Bull') mas a identidade do vendedor não é uma ID 3Com e assim não será detectada. Mais detalhes podem ser encontrados no pacote Etherboot, que você precisará de qualquer jeito para inicializar estas caixas sem discos.


Página seguinte Página anterior Índice