(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

362. 100VG versus 100BaseT

O texto seguinte vem de outra mensagem informativa do Donald no grupo de notícias comp.os.linux que sumariza a situação muito bem:

``Para os que não sabem, existem dois padrões competindo pela especificação Ethernet 100Mbs: 100VG (aka 100baseVG e 100VG-AnyLAN) e 100baseT (com tipos de cabo 100baseTx, 100baseT4 e 100baseFx).

100VG apareceu no mercado primeiro, e eu acho que ela é melhor projetada do que a 100baseT. Eu estava torcendo para ela vencer, mas claramente ela não vai. Fizeram várias escolhas ruins:

1) Atrasar o padrão de maneira que eles pudessem incluir a IBM e o suporte a frames token ring. Parecia uma boa idéia na época, uma vez que habilitaria instalações que usam token ring serem atualizadas sem que os gerentes tivessem que admitir que tinham cometido um erro bem caro se comprometendo com a tecnologia errada. Mas não havia nada a ser ganho, pois os dois tipos de frame não poderiam coexistir numa rede, token ring é muito complexo, e a IBM acabou ficando com a 100baseT no fim das contas.

2) Produzir somente placas ISA e EISA (um modelo PCI só foi anunciado recentemente). O barramento ISA é muito lento para 100Mbs, e relativamente poucas máquinas EISA existem. Na época VLB era comum, rápida, e barata com PCI como uma opção viável. Mas o conhecimento dos old-timers estabelecia que os servidores deveriam ficar com o mais caro barramento EISA.

3) Não ter me enviado a documentação. Sim, esta ação foi a razão real para o fracasso do 100VG :-). Eu pedi a todos por informações de programação e tudo que consegui foi uma brochura de umas poucas páginas coloridas da AT&T descrevendo quão maravilhoso o chipset Regatta era.


Página seguinte Página anterior Índice