(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

360. 32 Bits (VLB/EISA/PCI) Placas Ethernet

Note que uma rede de 10Mbs tipicamente não justifica a necessidade de uma interface de 32 bits. Veja I/O Programado vs. Memória Compartilhada vs. DMA para entender porque ter uma placa Ethernet a 100Mbs num barramento ISA a 8MHz não é um gargalo. Mesmo tendo a placa Ethernet num barramento rápido não significa necessariamente transferências mais rápidas, isto geralmente significará menor gasto de CPU, o que é bom para sistemas multiusuários.

Claro que para as redes de 100Mbps que se tornaram comuns hoje em dia, a interface de 32 bits é uma necessidade para tornar o uso de toda a largura da faixa. AMD tem o Pcnet-VLB de 32 bits e chips Pcnet-PCI. Veja em AMD 79C965 (PCnet-32) para ter informações sobre as versões de chip 32 bits da LANCE / PCnet-ISA.

O chip PCI DEC 21040 é outra opção (veja DEC 21040) para usuários poderosos. Muitos fabricantes produzem placas que usam este chip, e os preços destas placas sem-nome são geralmente bem baratos.

As placas PCI Vortex e Boomerang da 3Com são também outra opção, e o preço é baixo se você conseguir uma no programa de avaliação deles enquanto ele dura. Veja em 3c590/3c595.

As placas EtherExpress Pro PC 10/100 da IIntel também funcionam bem com o Linux. Veja em Expresso Ether PRO 10/100B.

Vários fabricantes de clones começaram a fazer clones ne2000 PCI baseados no chip RealTek8029. Estas placas também são suportadas pelo programa de controle Linux ne2000 para os kernels v2.0. Entretanto você somente se beneficiará da interface de barramento mais rápida, pois a placa ainda usa a interface do controle de programa ne2000, que é bem velha. Quanto a v2.0.34 (ou mais acima) um programa de controle separado de PCI-específico para estas placas está também disponível ne2k-pci.c, o qual será levemente mais eficiente que o programa de controle ISA ne.c.


Página seguinte Página anterior Índice