(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

333. Instalação do Debian 1.2


    NOTA: O autor desta seção me enviou isto  em 11 de Junho de 1997.

333.1 Requerimentos

  • Dispositivo e disco Ppa ZIP;
  • 2 disquetes blank 1.44;
  • Um conjunto completo dos discos de instalação do Debian (revise os documentos de instalação do Debian se você não se lembrar de como fazer isto);
  • Um par de horas.

333.2 Revisão

Depois de gastar algmas horas lutando com o dpkg decidi que seria mais simples modificar o disco de "Salvação" do Debian de tal modo que ele reconheceria o dispositivo ppa ZIP; isto pareceu ser muito fácil. Você então pode usar este disco modificado para proceder a instalação normal do sistema Debian. Uma vez que você completou a instalação do sistema base você pode usar um disco de inicialização para iniciar o novo sistema base e completar a instalação usando o dselect. Para usar esta técnica você precisa construir dois kernels - um com suporte a ppa e o disco da RAM, e outro sem o disco de suporte a RAM.

Se você quiser, pode pular todos os passos da seção 2 e deixar o procedimento de instalação do Debian formatando o disco ZIP para você.

333.3 Criando o disco de Socorro

O disco de socorro do Debian é um disco de inicialização do estilo SYSLINUX, que usa um disquete do DOS formatado e um carregador especial para permitir carregar o MS-DOS. Estes disquetes são muitos fáceis de modificar para iniciar uma configuração personalizada de inicialização. O pacote do Debian de 'disquetes de inicialização' contém um conjunto de scripts para automatizar o processo de sua construção personalizada dos discos de inicialização. Porém, achei mais fácil fazer o processo à mão; Isto se afasta um pouco da filosofia do Debian. Existem instruções resumidas no arquivo 'readme.txt' no disquete de Socorro.

O Uso do dd para criar um novo disco de Socorro

Revise os documentos de instalação do Debian se você não se lembra como se faz isto.

Construir um novo kernel com suporte a ZIP ppa

Construa um novo kernel com suporte a ZIP ppa (como no passo 3.3.1), mas também configure o disco RAM e o suporte ao disco RAM inicial. Você também precisa configurar os sistemas de arquivos msdos, fat, minix, ext2fs, e o procfs.

Configure também quaisquer módulos que você gostaria em sua instalação final no disco ZIP.

Uma vez que o kernel está configurado, construa com:

==> make dep; make clean

==> make bzImage

Construa os módulos com:

==> make modules

Você instalará estes mais tarde.


           NOTA: Certifique-se de que você está usando o 'make bzImage', e não o 'make zImage'.

Montar o novo disco de Socorro

==> fdmount fd0

ou

==> mount /dev/fd0 /mnt

ou

==> qualquer que seja :)

Copiar a imagem do kernel

Copiar a imagem do kernel (na plataforma i386 ele será alocado no arch/i386/boot/bzImage) para o 'linux' no disquete.

Editando o script 'rdev.sh'

Abra o script 'rdev.sh' localizado no disquete de Socorro com seu editor favorito. Mude a última linha: de--:

       'rdev /mnt/linux /dev/ram0'
para--:
       'rdev /mnt/linux /dev/sda1'

Você terá que mudar também todas as ocorrências do /mnt/linux para o caminho apropriado. Visto que eu montei meus disquetes sobre o /fd0, tive que mudar o /mnt/linux para /fd0/linux.

Execute o script 'rdev.sh' modificado.

==> ./rdev.sh

333.4 Instale o sistema base no dispositivo ZIP.

Inicialize seu disco de Socorro modificado. Se tudo vai corretamente você será presenteado com o menu familiar do Debian baseado no processo de instalação, exceto que agora que ele está ciente do seu dispositivo ppa ZIP. Continue com este processo como se você estivesse instalando o sistema em um disco rígido normal, mas monte o /dev/sda1 como root e inicialize o /dev/sda2 como swap.

Existe um desvio do processo de instalação padrão-- não instale e/ou configure quaisquer módulos carregáveis. Você instalará os módulos que você construiu no passo 7.3.2 posteriormente.

333.5 Criando o disco de inicialização

Você pode criar o disco de incicialização justamente como descrito nos passos 3.3.1 e 3.3.2, ou se você quiser, use a opção "Criar Disco de Inicialização" durante a instalação do Debian. Eu gosto desta segunda opção porque eu obtenho outro disco de inicialização SYSLINUXY, permitindo-me editar mensagens de cumprimento para descrever a natureza do meu disquete personalizado de instalação e também entrar com argumentos adicionais do kernel. Você pode até mesmo incluir arquivos de ajuda, acessíveis via teclas funcionais. Você pode também querer reconstruir o kernel e modificar este disco de inicialização manualmente para remover o suporte do disco a RAM.

333.6 Reinicializar o sistema.

Insira seu disco de inicialização e escolha a opção 'Reinicializar'do menu de instalação.

333.7 Configurar o sistema base e completar o processo de instalação.

Quando o sistema reinicializa você terá uma pequena mas completa instalação funcional do Debian rodando em seu dispositivo ppa ZIP. Proceda normalmente com a instalação neste ponto. Eu instalei todos os utilitários UNIX normais, juntamente com o make, gcc, bibliotecas e vários utilitários úteis de manipulação de arquivos. O resultado é um poderoso sistema de inicialização de emergência que eu posso usar para socorrer qualquer um dos sistemas do nosso departamento em caso de emergência.


        NOTA: Você precisará no mínimo instalar o 'make' para completar o próximo passo.

333.8 Instalando os módulos que você construiu no passo 7.3.2.

Se você instalou o make no último passo, você deve ser capaz de montar a partição do disco rígido contendo o seu kernel construído, cd para o diretório correto e execute 'make modules_install'. Aqui está:

==> mount /dev/hda2 /mnt

==> cd /mnt/usr/src/linux

==> make modules_install


        NOTA: Você não precisará modificar o arquivo /etc/fstab, como explicado no passo 5. O processo  instalação do Debian já toma cuidado disso.


Página seguinte Página anterior Índice