(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

325. Questões Freqüentemente Perguntadas

Estas são algumas das questões que respondemos muito. Por favor, leia as respostas daqui antes de perguntá-las novamente!

325.1 Eu posso conectar uma impressora dentro do dispositivo ZIP paralelo?

Sim, mas atualmente, você não pode ter ambos os controladores lp e ppa ativos na mesma porta paralela. Um protocolo de compartilhamento de recurso foi designado e está nos estágios anteriores da implementação, mas não estará disponível antes que o Linux 2.0 seja distribuído.

Se você gosta de ativar a ver a conexã em `gotas', obtenha o kernel 2.1.x e você pode er compartilhamento de porta. Veja em http://www.cyberelk.demon.co.uk/parport.html.

O modo fácil de fazer isto com o kernel 2.0.x é ter duas portas paralelas. Eu construí a minha segunda com 15 dólares e ela funciona bem. Você pode usar uma delas para impressão e outra para o seu dispositivo ZIP. Só construa um kernel com ambos os controladores lp e ppa como módulos. Eu uso a versão mais nova do ppa (1.41), então eu só carrego o ppa primeiro (insmod ppa); ele então encontra o dispositivo zip na primeira porta. Daí, carrego o lp (insmod lp) e ele atribui para a impressora a segunda porta.

Se você usa a versão 0.26 do programa então inclua o lp e o ppa como partes do kernel (e não como módulos). Cloque alguns comandos de configuração apropriados na linha de comando do seu kernel. Por exemplo, se você usa o LILO e tem uma impressora no 0x378 e um dispositivo ZIP no 0x3bc você poderia adicionar a seguinte linha para o seu arquivo /etc/lilo.conf:

       append = "lp=0x378 ppa=0x3bc"

325.2 Você planeja suporte às portas EPP/ECP no PPA ?

A versão 0.26 do programa não suporta EPP. A versão 1.41 suporta EPP, e este programa é muito mais rápido. Veja a seção de performance para mais detalhes.

325.3 Eu posso executar o Linux de um dispositivo ZIP?

As pessoas têm feito isto; parece que isto deve construir um ótimo disco de socorro ou é uma maneira de testar uma instalação.

http://sunsite.unc.edu/LDP/HOWTO/mini/ZIP-Install.html.

325.4 Eu posso inicializar do dispositivo ZIP?

Isto depende do que você está usando como a placa de conexão. Se esta tem uma ROM BIOS com o código que pode inicializar do endereço 5 ou 6, então sim, você pode incializar do dispositivo SCSI ZIP. Você não pode inicializar de um dispositivo de porta paralela.

Se você tem o DOS em seu disco principal e quer inicializar o Linux de um disco ZIP, pode fazer isso usando o carregador LOADLIN. A cópia do seu kernel deve estar em algum lugar no disco do DOS, mas o resto do seu sistema Linux pode estar no ZIP. Certifique-se de que o kernel que você usa possui os controladores integrados corretos.

Tão ciente como eu esteja, não existe instalação de disquetes de inicialização para qualquer distribuição que contenha o controlador paralelo ZIP.

325.5 Por que o Iomega usa a partição de número 4?

Esta é uma das questões mais populares, porém eu penso que ninguém tem uma resposta definida para esta pergunta. Poderia ser que eles tinham suas cabeças onde o sol não brilhava; talvez não exista uma razão.

325.6 Como eu posso ter o disco montado na hora da inicialização?

Tudo que você precisa para fazer isso é adicionar uma linha em seu arquivo /etc/fstab. Por exemplo, se você sempre terá um disco do DOS no dispositivo quando você inicializa, você poderia colocar:

       /dev/sda4   /zip  vfat  defaults  0 0

no fstab. Dependendo da sua distribuição, os scripts de inciialização devem tentar executar o fsck nas partições listadas no seu fstab. Esteja ciente de que isto poderá causar problemas se você esquecer de colocar o disco no dispositivo quando inicializar, ou ter o disco errado lá.

325.7 O que acontece se não existe um disco inserido quando eu inicializo?

O kernel tentará ler a tabela de partição, mas o tempo para a operação se esgotará. Não há nada com que se preocupar. Uma vez que você insere um disco e tenta fazer algo com ele o kernel o notificará de que existe um disco lá agora e faz nova varredura da tabela de partição.

DICA: quando você mudar os discos, é sempre uma boa idéia usar o fdisk para checar a estrutura da partição no novo disco.

A BIOS em alguma placas de conexão SCSI tentará ler a tabela de partição do seu disco durante a inicialização do sistema. Se você não pode desabilitar este teste, deve ser forçado a inicializar sempre com um disco no dispositivo.

325.8 Eu posso usar o dispositivo paralelo como um disco SCSI real?

O adaptador PPA-3 paralelo para o SCSI é implementado com um único chip ASIC que o Iomega chama de um VPI0. Ele é incorporado na placa do controlador do dispositivo ZIP. Existe um barramento SCSI real presente, mas não da forma usual.

Embora eu tenha tentado comparar as duas placas, parece lógico que o VPI0 substitui os circuitos elétricos convencionais que seriam necessários se o barramento SCSI se extendeu para fora do pacote.

325.9 O PPA pode ser usado com os dispositivos de fita de porta paralela Iomega?

Não. Aqueles dispositivos são de disquete; não existe SCSI envolvido.

Várias pessoas têm mostrado um interesse em aplicar os meus métodos para tentar determinar o protocolo e desenvolver um controlador para estas fitas. O primeiro passo naquele processo é conseguir o controlador do DOS funcionando sobre o DOSemu. Eu ainda não ouvi alguém que teve sucesso fazendo isto.

325.10 O PPA funcionará com a porta paralela SyQuest EZ135 ?

Não. O EZ135 é um dispositivo IDE com uma porta bidirecional paralela para o conversor IDE embutido nele.

Porém existe algum trabalho feito neste controlador. Faça uma depuração em:

http://www.torque.net/linux-pp.html.


Página seguinte Página anterior Índice