(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

324. Performance

Com a versão padrão dos kernels 2.0.x você obtém a versão 0.26 do programa ppa.c; este é um programa simples muito seguro. A única coisa ruim deste programa é que ele não é muito rápido; em minha máquina eu tenho a versão 2.0.30 do kernel e duas portas paralelas; esta é também uma máquina pentium 133 - memória de 16 meg, e 6 GB de disco rígido maxtor eide. A máquina custou-me 500 Dólares e o dispositivo foi 250.

Eu tinha um dispositivo ZIP na segunda porta e a impressora na primeira porta. A segunda porta era foi acrescida anteriormente à placa, sem o modo epp. Isto fez o controlador funcionar no modo 4 bit.

Para a performance da linha-base eu copiei o arquivo tar do netscape do disco para o dispositivo zip. Este arquivo é de mais ou menos 10.6 meg. Tempo de até 7 minutos e 15 segundos, indo do dispositivo zip para o disco.

Então eu fiz duas mudanças. Primeiro eu troquei o dispositivo ZIP para a primeira porta e foi para dentro da bios e ajustei o modo EEP para a primeira porta. Ao mesmo tempo eu enganchei a impressora à segunda porta.

A segunda mudança eu saí e carreguei a nova versão do programa do David Campbells page. Então instalei esse programa; cheque o arquivo readme que está incluído.

Daí eu executei o mesmo teste novamente da cópia do arquivo tar Netscape e do dispositivo Zip. A cópia para o dispositivo C durou 1:55 segundos. Do disco rígido para o dispositivo Zip durou 1 minuto. Isto compara o 7:15 e o 7:00 com o programa velho; isto foi um grande aperfeiçoamento sobre o programa 0.26, e também usava o dispositivo zip como um arquivo do tipo vfat.

Depois eu formatei um dispositivo zip no formato ext2. Executei o mesmo teste novamente.

A cópia indo para o disco rígido levou somente 50 segundos. A cópia do disco para o dispositivo Zip levou 40 segundos.

Sumário da Performance

Para este exemplo de teste de mover um arquivo de 10.6 meg, a porta padrão de modo 4 bit e a versão 0.26 do programa é mais devagar que 7:00 e 7:15. O novo programa (1.41) e o modo EEp com arquivos do tipo ext2 é mais rápido que 50 e 40 segundos.


Página seguinte Página anterior Índice