(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

323. Usando o dispositivo ZIP

Se você construiu todos os componentes necessários, o kernel deve reconhecer o seu adaptador e o dispositivo na hora da inicialização; se você está usando um módulo carregável para o seu controlador, a discussão seguinte aplica-se uma vez que o módulo é carregado.

Para muitas partes, as versões SCSI e paralela do dispositivo funcionam do mesmo modo, exceto que a versão paralela é um pouco mais devagar.

323.1 Identificando o dispositivo na hora da inicialização

Quando o seu sistema inicializa ele deve exibir vários pedaços de informações sobre o seu adaptador, o seu dispositivo e o disco no dispositivo. Se você não tem um disco no dispositivo, algumas destas informações serão perdidas e aparecerão somente quando você inserir um disco (faça algum esforço para acessá-lo). Usuários iniciantes são aconselhados a inicializar o seu sistema com um disco no dispositivo - as coisas são menos confusas como de costume!

O lugar exato de onde essas mensagens aparecerão depende de como o seu sistema é configurado. Freqüentemente elas serão exibidas no console do seu sistema, mas podem estar desviando para dentro de um arquivo de registro como o /var/adm/messages. Usualmente você pode recuperar as últimas mensagens do kernel com o comando dmesg, se você não encontrá-las lugar algum.

Se você precisa de alguém para ajudá-lo com algo, uma cópia deste registro de informação é decisiva. Tente enviar quantas mensagens importantes você puder juntamente com relatório de erros.

Aqui está um exemplo de como as mensagens de registro do kernel devem parecer:

       scsi0 : PPA driver version 0.26 using 8-bit mode on port 0x378.
       scsi : 1 host.
       Vendor: IOMEGA    Model: ZIP 100           Rev: N*32
       Type:   Direct-Access                      ANSI SCSI revision: 02
       Detected scsi disk sda at scsi0, channel 0, id 6, lun 0
       scsi : detected 1 SCSI disk total.
       SCSI device sda: hdwr sector= 512 bytes. Sectors= 196608 [96 MB] [0.1 GB]
       sda: Write Protect is off
       Partition check: sda: sda1

Esta saída vem de um sistema 1.3.87 com um dispositivo ZIP paralelo. A saída exata variará dependendo da sua placa adaptadora e se você tem quaisquer outros dispositivos SCSI no seu sistema.

A primeira linha exibe a mensagem de inicialização do controlador de alto-nível para a placa adaptadora, neste caso PPA. A seguir que vem a informação de identificação do dispositivo retornada por cada dispositivo encontrado no barramento SCSI. A linha 5 informa o nome do dispositivo atribuído ao dispositivo, neste caso /dev/sda, e a última linha fala do resultado da checagem da partição do disco no dispositivo, e este tem somente uma partição, a /dev/sda1. Se você tem mais que um adaptador SCSI, ou vários discos, cada uma das seções conterá mais informação.

Se você está usando um novo, direto do Omega, o teste da pertição deve mostrar uma partição, a /dev/sda4. Se você tem outros dispositivos SCSI compreenderá que o dispositivo ZIP poderia aparecer em algum outro nome de dispositivo como em /dev/sdb - então cheque estas mensagens.

Se estas linha não aparecerem, então algo está mal configurado no seu hardware ou no kernel. Teste tudo cuidadosamente antes de enviar um email.

Se a linha scsi0: não aparece, então você não configurou corretamente a sua placa de conexão e o seu controlador. Alguns controladores fornecerão a você uma dica sobre o que está errado. Se o seu dispositivo não é detectado, provavelmente você tem um problema de cabo; se não é atribuído um nome ao dispositivo, provavelmente você esqueceu de incluir o suporte ao disco SCSI quando construiu o kernel.

Veja os arquivos README no drivers/scsi e o COMO FAZER SCSI para outras dicas de depuração.

323.2 Fdisk, mke2fs, mount, etc.

Uma vez que você conhece o nome para o seu dispositivo ZIP, você pode ajustá-lo. Você pode manipular o dispositivo com os comandos de administração normais do disco do Linux. O fdisk (ou talvez cfdisk) é usado para manipular as tabelas de partição no disco. O mke2fs pode ser usado para formatar uma partição com o sistema de arquivos ext2 - uma das mais comumente usadas no Linux. O mount é usado para conectar uma partição formatada dentro de sua hierarquia de diretórios.

Você deve estudar as páginas do manual para estas ferramentas, se você não está familiarizado com elas. Esteja prevenido de que atualmente existem muitas versões diferentes do programa fdisk - seja cuidadoso.

Eu descreverei dois cenários comuns.

323.3 Um disco formatado do DOS existente

Se você tem um disco ZIP com uma estrutura de arquivos do DOS que foi originalmente criada pelas ferramentas do Iomega, a varredura da partição dever dizer que o disco tem uma partição, a /dev/sda4.

Você deve criar um lugar para montar o disco, digamos /zip, e então o monte como um sistema de arquivo do MS-DOS:

       mkdir /zip
       mount -t vfat /dev/sda4 /zip

Você poderia também usar msdos ao invés de vfat. O vfat suporta nomes de arquivos longos que o msdos não suporta. Agora, os arquvos no disco deve aparecer no /zip. Enquanto o disco é montado, você não será capaz de removê-lo. Quando você estiver terminado com o disco você pode desmontá-lo para liberá-lo e separá-lo da sua hierarquia de diretório.

       umount /zip

Uma vez que você fez o ponto de montagem /zip, você não precisa fazê-lo novamente, então pode voltar mais tarde e montar alguma coisa mais lá.

323.4 Re-formatação com um disco nativo do Linux

Se você quiser apagar um disco ZIP e fazer um sistema de arquivo nativo do Linux, você deve usar o fdisk no disco de entrada:

       fdisk /dev/sda

e apagar quaisquer partições existentes (com o comando d), e então crie uma nova partição com o comando n, faça-o partição primária de número 1, use o w para escrever a tabela de partição para o disco, e saia com o q.

Formate a partição:

       mke2fs /dev/sda1

(O 1 é o número que você forneceu para esta partição no fdisk). Agora você pode montar o disco:

       mount -t ext2 /dev/sda1 /zip

(re-utilizando aquele ponto de montagem que nós criamos anteriormente).

323.5 O disco de Ferramentas do ZIP

Existe trabalho extra a ser feito se você quiser usar o disco que veio com o dispositivo ZIP. Como enviado, a proteção de escrita do software está habilitada. A maioria da pessoas desbloquearam o disco do DOS sempre antes de tentar usá-lo com o Linux. O Linux não pode acessar um disco bloqueado, e ele deve ser desbloqueado com as ferramentas do Iomega.

Um programa do Linux nativo administra a proteção à escrita, entre outras coisas, e é esperado estar disponível em breve.


Página seguinte Página anterior Índice