(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

321. O dispositivo ZIP

Existem pelo menos cinco ou seis versões do dispositivo Iomega ZIP 100. Todas aceitam cartuchos parecidos com um disquete de 3.5" que contém 100 megabytes de dados. Os discos atualmente contém 96 cilindros de 2048 setores contendo cada um 512 bytes. Isto normalmente seria chamado de 96 Megabytes. O dispositivo externo vem nestes tipos:

  • Porta Paralela
  • SCSI
  • Plus

O dispositivo interno vem nestes tipos:

  • SCSI
  • IDE
  • ATAPI

As versões internas podem ser montadas nos slots 3.5 ou 5.25; as versões externas estão em uma pequena caixa azul de plástico fechada.

Todos os dispositivos possuem um botão grande de apertar na frente do dispositivo, que é usado para ejectar o disco. O Linux trava a porta enquanto usa o dispositivo, mas se o botão é pressionado enquanto a porta está bloqueada, o dispositivo ZIP se lembrará e expulsará o disco tão logo o software o desbloqueie.

321.1 Versão de Porta Paralela

O dispositivo ZIP de porta paralela possui dois conectores DB25; o macho (DB25M) deve estar conectado com o cabo paralelo fornecido à porta paralela do seu computador. O outro (female, DB25F) é destinado ao suporte de uma impressora encadeada. O Linux 2.0.x não suporta atualmente o uso simultâneo do dispositivo ZIP e de uma impressora encadeada. Não existe mudanças na configuração; isto provavelmente mudará em versões futuras. Cheque em: Linux Parallel Port Sharing Project para mais informações.

O controlador do Linux vem em diferentes versões; a versão 0.26 do programa ppa.c envia o padrão com os kernels 2.0.x. Confira em: David Campbell's page a versão mais atual deste programa. Nesta altura a versão atual é a 1.41.

O dispositivo ZIP de porta paralela é compatível com vários tipos de portas paralelas, mas atualmente a versão 0.26 do controlador do Linux suporta somente as portas Padrão e as bidirecionais; as versões mais novas suportam EPP. Se sua porta paralela tem chaves de configuração (no hardware ou na tela de configuração do CMOS) certifique-se ao ajustar a porta dentro de um destes dois modos para o programa 0.26.

Certifique-se que todos os cabos estão muito bem ligados.

Veja também a seção Obtendo mais informações atuais.

321.2 Versão externa do SCSI

A versão externa do SCSI do dispositivo ZIP possui dois conectores DB25F, e duas chaves de configuração; uma delas seleciona o endereço do dispositivo, e a escolha é limitada ao endereço 5 ou 6. A outra habilita um terminator interno, no caso o dispositivo é o último em uma cadeia. Os conectores de 25 pinos SCSI usam o estilo familiar de ligação do Macintosh. O dispositivo é ligado a um tipo de cabo, mas os cabos e conversores padrão são facilmente obtidos se você está usando um adaptador com um conector Centronics ou um de alta densidade.

Eu não vi um dispositivo SCSI interno, mas espero ter um conector padrão SCSI de 50 pinos DIP e os mesmos dois modos.

Certifique-se que o endereço de destino que você escolhe não entra em conflito com quaisquer outros dispositivos SCSI que você pode ter no mesmo barramento. Certifique-se também de que o último dispositivo na cadeia tem a terminação habilitada, ou uma terminação externa instalada.

Se você tem um disco SCSI ou um CD-ROM, e você conecta o seu dispositivo ZIP a um adaptador existente, você deve checar para ver se existe algum terminator na placa que deve ser removido; somente os dois extremos do barramento SCSI devem ser finalizados. Se o seu barramento é parcialmente interno e parcialmente externo, deve existir um terminator no último dispositivo externo e um no último interno, mas sem terminators na placa adaptadora.

Certifique-se de que todos os cabos estão fortemente ligados.

A placa padrão ZIP ZOOM

O Iomega marca uma placa padrão SCSI sob o conhecido ZIP Zoom. Este é atualmente baseado no projeto da família de adaptadores Adaptec AHA1520; ele possui um conector externo Macintosh do tipo DB25F, compatível como o cabo que vem com o dispositivo ZIP.

O Linux suporta este adaptador com o controlador aha152x.

321.3 A versão interna do SCSI

Instale o hardware como descrito no "Guia de Instalação e Referência" observando que o SCSI ID, o IRQ e o endereço da Porta de E/S estão sendo usados (você precisará desta informação mais tarde). As coisas irão apagadas se o dispositivo e a placa usam diferentes ID's SCSI.

Recompile o kernel depois de configurá-lo para incluir o suporte a 'SCSI', 'SCSI disk' e ao 'AHA152X/2825'. INSTALE O KERNEL NOVO :-(

Determine qual é a linha de comando do seu kernel:

aha152x=[I/O Port][,IRQ][,SCSI ID][,RECONNECT][,PARITY]

Por exemplo:

aha152x=0x140,10,7,1

Se você está usando o LILO adicione a linha de comando do seu kernel para o seu arquivo lilo.conf usando o comando append:

append = "aha152x=0x140,10,7,1"

Se você está usando o LOADLIN adicione a linha de comando do seu kernel para o comando que você usa para inicializar o loadlin:

loadlin c:\vmlinuz root=/dev/hda3 aha152x=0x140,10,5,1 ro

321.4 O Controlador ZIP Plus - IMM

Esta é uma versão mais nova do dispositivo Zip externo. O Zip Plus não usa o controlador ppa, e ao invés disso usa o controlador imm . Philippe Andersson. Thanks Philippe.

Aviso: o desenvolvimento deste dispositivo está no estágio alpha, que significa que 1./ você não o encontrará na árvore fonte do kernel no Linux normal (você também não será capaz de selecioná-lo do make config, é claro) e nas 2./ ele não deve funcionar na sua configuração específica. Mas não tenha receio -- só vá em frente e teste-o.

Primeiro, reconstrua seu kernel para incluir os seguintes itens:

  • suporte a módulos;
  • suporte SCSI;
  • suporte ao Disco SCSI;
  • lp como um módulo (se você precisar dele);

Você observará que nós não selecionamos quaisquer controladores SCSI de baixo nível. Está OK -- o construiremos separadamente mais tarde.

Então, você precisa do código fonte do controlador da página de Dave Campbell ( http://www.torque.net/~campbell/imm.tar.gz). A versão 0.17 é a atual (Aug. 98); descompacte-a e coloque-a em algum lugar (por exemplo, no /usr/src). Então execute o makem e você obterá o módulo que você precisa (imm.o); copie-o para /lib/modules/$(uname -r)/scsi.

Se o seu módulo lp foi carregado (cheque com o lsmod(1)), descarregue-o (rmmod lp), então carregue o imm.o (insmod imm) e você está basicamente ajustado.

Se o dispositivo ZIP não estava conectado e ligado naquela hora, você receberá a mensagem: "init_module: Device or resource busy" (dispositivo ou recurso ocupado), e o módulo não carregará (a propósito, parece que você não precisa desligar o seu PC para conecta o ZIP -- só certifique-se de que o módulo não é carregado e o dispositivo está desligado, e então o conecte, ligue-o e carregue o módulo).

Se o ZIP estava conectado e ligado, mas não estava com disco, o módulo carregará tudo corretamente, mas você receberá a mensagem de que ele não pode ler a tabela de partição do disco; tudo bem, pois ela será lida automaticamente quando você inserir um disco ZIP.

Se existia um disco ZIP dentro, você obterá a informação inteira na tela, incluindo uma lista de partições definida no disco e seu status de de Proteção de Escrita. Aqui está um exemplo da mensagem na hora do carregamento:

vger:~# insmod imm
imm: Version 0.17
imm: Probing port 03bc
imm: Probing port 0378
imm:     SPP port present
imm:     ECP with a 16 byte FIFO present
imm:     PS/2 bidirectional port present
imm:     Passed Intel bug check.
imm: Probing port 0278
scsi0 : Iomega ZIP Plus drive
scsi : 1 host.
  Vendor: IOMEGA    Model: ZIP 100 PLUS      Rev: J.66
  Type:   Direct-Access                      ANSI SCSI revision: 02
Detected scsi removable disk sda at scsi0, channel 0, id 6, lun 0

SCSI device sda: hdwr sector= 512 bytes. Sectors= 196608 [96 MB] [0.1 GB]
sda: Write Protect is off
 sda: sda1
vger:~#

Um último comentário menciona que esta versão do controlador também bloqueia a porta do dispositivo enquanto o disco é montado. Se o botão de ejectar é pressionado nesta situação nada acontece, então o dispositivo "lembra-se" e ejecta o disco tão logo ele seja desmontado.

321.5 versão ATAPI

Existia uma versão IDE do dispositivo que foi produzida por um tempo. Eu penso que para a maioria das partes deste foram trocadas pela versão ATAPI.

Donald Stidwell enviou estes comentários na versão ATAPI. Obrigada Don.

Eu uso um dispositivo Zip ATAPI e ele funciona tanto para o kernel 2.0.32 como para o 2.0.33. Eu o usei tanto sobre o RH 5.0 como para o OpenLinux 1.2 (a distribuição que eu uso atualmente). Para conseguir que ele funcione sobre o OpenLinux, eu só habilitei o suporte ao disquete ATAPI no kernel. O OpenLinux não tem este suporte compilado por definição.

Nenhum outro dispositivo é necessário. Ele será montado como uma partição extendida na partição 4, ou seja, HDB4. Eu o montei no /mnt/zip como noauto (não-automático), embora eu não tenha suposto que haveria algum problema com a automontagem. Eu sempre desmonto o dispositivo antes de ejectar uma fita ou catucho.

Existem mais instruções detalhadas para a instalação do ATAPI no índice da Linux Gazette de Maio de 1999.

http://www.linuxgazette.com/issue28/lg_tips28.html#atapi.

321.6 Versão IDE

Eu não usei a versão IDE. Eric Backus enviou-me estes comentários. Obrigada Eric.

Eu tenho um destes. Ele vei com o meu roteador 2000 a um ano atrás. Penso que a maioria destes foram enviados por companhias OEM (fabricante original do equipamento) grandes como esta, antes que a versão ATAPI do dispositivo ZIP estava disponível.

As boas notícias sobre este dispositivo: os módulos do kernel ou modificações não são necessárias para suportá-lo; ele olha para o kernel como para um disco rígido IDE, e funcionava para mim com o kernel 2.0.31 e o 2.0.32 sem esforços.

As más notícias sobre este dispositivo: ele não usa ATAPI, e por isso você não pode usar a tradução SCSI-para-ATAPI, o que significa que você não pode usar o mtools para discos com proteção para escrita (ou ejectá-los, para aquele caso).


Página seguinte Página anterior Índice