(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

311. Introdução

Durante a primavera de 1996 eu vi muitos pessoas na comp.os.linux.x perguntando como converter os modos de vídeo entre o XFree86 em uma dessas alternativas comerciais: o XInside (agora chamado de XiGraphics, note que de qualquer modo neste documento usarei o os nomes velhos dos produtos, visto que eu referenciarei principalmente àquela versão).

Eu tinha a versão evoluída ainda em meu disco rígido: visto que eu gostei da resolução do problema, decidi fazer um teste, e depois de umas horas de desperdício e de cálculo, eu consegui um suposto artigo informativo que foi prontamente enviado.

As discussões sobre como converter desapareceram inesperadamente e eu recebi 1 (um) mail agradecendo-me pelo artigo. Assim, visto que talvez alguma outra pessoa poderia precisar desta informação no futuro, eu decidi transformar aquela mensagem em um mini COMO FAZER que você está lendo.

Deixe-me explicar algo primeiro: eu não trabalhei no XInside e eu tinha acesso somente a evolução da versão 1.2 para o Linux. Eu sei que atualmente (Maio de 97) o AccelX alcançou a revisão 3.1, mas eu acho que a informação incluída neste documento, se não literalmente, é ainda aplicável.

Devido ao fato de que este COMO FAZER foi escrito com a ajuda de uma versão Xinside anterior, pode muito bem acontece de que algumas das informações contidas aqui não estão completamente exatas: como você lerá mais tarde, agradeço ao nascimento do XFree 3.2; eu não construí este servidor comercial, mas se tivesse, e se você observou qualquer informação incorreta, por favor gaste um tempo mandando-me um email.

Observe que de qualquer modo aquele desperdício com a regulagem do monitor pode ser arriscada e, por esta razão, eu absolutamente não estabeleço garantias. Se ele funciona para você, ótimo, mas se você ficar irritado com o seu computador eu não serei responsável.

Como você deve ter observado, eu não sou um nativo do inglês então provavelmente encontrará alguns erros aqui e ali. Peço desculpas pelos erros e peço a você para evitar a superlotação do meu mailbox com relatos incendiados!!! Obrigado.


Página seguinte Página anterior Índice