(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

296. Dizendo às Aplicações para evitar os sinais sonoros

Esta é uma lista incompleta de aplicações que podem ser instruídas para usar a entrada vb para o tipo de terminal atual (usando ou a informação do termcap ou a do terminfo):

  • O servidor X: use o comando "xset b" para selecionar o comportamento dos sinais sonoros. O comando toma três argumentos numéricos: volume, densidade e duração. "xset -b" desabilita completamente o som. A configuração do servidor X afeta todos os aplicativos que estão rodando na tela.
  • xterm: o xterm pode converter cada som ou para um sinal visível ou um sinal audível. Se você usa o sinal audível, os ajustes ao "xset" serão aplicados. O padrão da campainha no xterm é o audível, mas você pode usar a opção da linha de comando "-vb" e o recurso "xterm*visualBell: true" para movê-lo para um sinal luminoso visível. Você pode juntar os sinais audível/visível na hora da execução pelo uso do menu invocado pelos botões control-botão esquerdo do mouse. Se você executar o X muito provavelmente precisará da informação a seguir.
  • tcsh (6.04 e posterior): "set visiblebell". A instrução pode ser colocada no .cshrc ou pode ser distribuída interativamente. Para restaurar o sinal audível apenas digite "unset visiblebell". Para desabilitar qualquer notificação em vez disso use "set nobeep".
  • bash (qualquer bash): coloque "set bell-style visible" em seu ~/.bashrc. Os estilos possíveis do sinal sonoro também são "none" (nenhum) ou "audible" (audível).
  • bash (com o readline, tão bem como outras aplicações baseadas no readline): coloque "set prefer-visible-bell" no arquivo ~/.inputrc.
  • nvi e elvis: coloque "set flash" no ~/.exrc ou digite ":set flash" interativamente (observe os dois pontos). Para desabilitar o sinal sonoro visível use noflash no lugar de flash.
  • emacs: coloque "(setq visible-bell t)" no seu ~/.emacs. Ele é desabilitado pelo "(setq visible-bell nil)".
  • less: use o "-q" na linha de comando para usar o sinal sonoro visível, e use "-Q" para desabilitar qualquer informação. As opções padrão podem ser colocadas na sua variável de ambiente "LESS".
  • screen: emita o comando CtrlA-CtrlG; ele muda o comportamento de todas as telas virtuais. Dirija-se a página do manual sobre "CUSTOMIZATION" (personalização) para ajustar no modo padrão.


Página seguinte Página anterior Índice