(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

293. Conceitos Básicos sobre o Termcap e o Terminfo

O arquivo /etc/termcap é um arquivo de texto que lista as funcionalidades de um terminal. Várias aplicações usam a informação do termcap para mover o cursor sobre a tela e fazer outras tarefas na tela. O tcsh, o bash e o vi e todas as aplicações baseadas em cursores usam a base de dados do termcap.

A base de dados descreve os vários tipos de terminais. A variável de ambiente TERM seleciona o comportamento correto na hora da execução, pela nomeação de uma entrada do termcap para ser usada pelas aplicações.

Dentro da base de dados, cada potencialidade do terminal aparece como um código com duas letras e uma representação da seqüência de escape atual usada para obter o efeito desejado. O caracter separador entre as capacidades do terminal são os dois pontos (":"). Como um exemplo, a campainha audível, com o código "bl", usualmente aparece como "bl=^G". Esta seqüência conta que o som da campainha é obtido pela impressão do caracter control-G, o ASCII BEL.

Além da potencialidade do bl, a potencilidade do vb é reconhecida. Ela é usada para representar o "som visível". O vb é geralmente perdido na entrada do arquivo termcap no linux.

Muitas aplicações modernas e bibliotecas usam a base de dados do terminfo ao invés do termcap; ela usa um arquivo por tipo de terminal e os deixa em /usr/lib/terminfo; para evitar o uso de enormes diretórios, a descrição de cada tipo de terminal está armazenada em um diretório nomeado depois de sua primeira letra; a entrada do linux, conseqüentemente, é /usr/lib/terminfo/l/linux. Para construir uma entrada do terminfo você ``compilará''a descrição do termcap; dirija-se ao programa tic e às suas páginas do manual.


Página seguinte Página anterior Índice