(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

283. O que é vesafb?

Vesafb é um controlador de armazenamento de frames para a arquitetura Intel que trabalha com a placa VESA 2.0 compatível. Ele está rigorosamente relatado para os controladores de dispositivo no kernel.

O Vesafb é um controlador que habilita o uso de modos gráficos na sua plataforma Intel para consoles de texto `bit mapeados'. Ele pode também exibir um logo, que é provavelmente a razão principal de porque você querer usar o vesafb. :o)

Infelizmente você usar o vesafb sem sucesso com placas VESA 1.2. Isto porque estas placas não usam armazenamento de frames. Pode ser que alguém escreverá um controlador de dispositivo vesafb12 para estas placas, mas isto usará uma memória preciosa do kernel. :o(

Existe no entanto um jeito de adicionar extensões VESA 2.0 para a sua placa VESA 1.2. Você pode ser capaz de carregar um programa do tipo TSR que executará do DOS, e usado em conjunto com o loadlin, pode ajudar a configurar a placa para os modos apropriados do console gráfico. Observe que isto nem sempre funcionará; por exemplo, algumas placas Cirrus Logic tais como as séries VLB 54xx são mapeadas para um intervalo de endereços de memória (por exemplo, entre a faixa 15MB-16MB) para armazenamento de frames, que precedem os endereços que estão sendo usados com sucesso em sistemas que tem mais que 32MB de memória. Existe um modo de fazer este trabalho, isto é, se você uma opção da BIOS que deixa a memória inteira no intervalo 15MB-16MB, ela pode funcionar, mas eu não lhe falei que o Linux não suporta isto. Se você deseja experimentar esta opção, existe uma fartura de programas do estilo TSR disponíveis, e um exemplo primário é o UNIVBE, que pode ser encontrado na Internet.


Página seguinte Página anterior Índice