(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

276. Blurb

Este é o COMO FAZER sobre a VPN do Linux, uma coleção de informações de como configurar uma Rede Virtualmente Protegida no Linux (e outros `Unixes' em geral).

276.1 Direitos Autorais

Este documento é parte do Projeto COMO FAZER Do Linux. A nota dos direitor autorais é a seguinte: A menos que não declarado, os direitos autorais dos documentos COMO FAZER do Linux são dos seus respectivos autores. Os documentos COMO FAZER do Linux podem ser reproduzidos e distribuídos totalmente ou em partes, em qualquer meio físico ou eletrônico, tão longa como esta nota de direitos autorais é mantida em todas as cópias. A redistribuição comercial é permitida e encorajada; no entanto, o autor gostaria de ser notificado de tais distribuições. Todas as traduções, trabalhos derivados ou agregados incorporando quaisquer documentos COMO FAZER do Linux devem ser abrangidos por esta nota de direitos autorais. Por isso, você não pode produzir um trabalho derivado de um COMO FAZER e impor restrições adicionais a esta distribuição. Exceções a estas regras podem ser concedidas; por favor contate o coordenador no COMO FAZER do Linux no endereço dado abaixo. Resumindo, desejamos promover a disseminação desta informação através de quantos canais forem possíveis; no entanto, desejamos conservar os direitos autorais nos documentos COMO FAZER, e gostaríamos de sermos notificados de quaisquer planos de redistribuir os COMO FAZER. Se você possui alguma dúvida, comunique-se com Tim Bynum, o coordenador do COMO FAZER do Linux em linux-howto@sunsite.unc.edu via email.

276.2 Advertência

Como sempre: o autor não se responsabiliza por qualquer dano. Para o texto correto, veja a parte relevante do GNU GPL 0.1.1

276.3 Advertência

Nós estamos tratando de segurança: você não está seguro, se não possui uma boa política de segurança.

276.4 Créditos

Agradecimentos a todos aqueles que escreveram qual as ferramentas que usaram.

Agradecimentos a Zot O'Connor <zot@crl.com> por apontar o problema do "sem controle de tty", e sua solução.

276.5 caractereeística deste documento

Este é muito preliminar. Você deve ter conhecimento completo de administração, pelo menos algum conhecimento de firewalls, ppp e ssh. Você deve conhecê-los de qualquer modo se quiser configurar uma VPN. Eu apenas decidi escrever minhas experiências para não esquecê-las. Possivelmente existem de fato alguns buracos na segurança; para ser justo eu tentei em máquinas configuradas como roteadores sem firewalls, dizendo: é simples daquele ponto.

276.6 Documentação Relacionanda

  • COMO FAZER do Firewall no Linux: /usr/doc/COMO-FAZER/Firewall-HOWTO.gz;
  • COMO FAZER do PPP do Linux: /usr/doc/COMO-FAZER/PPP-HOWTO.gz;
  • Documentos sobre o ssh: /usr/doc/ssh/*;
  • O Guia do Administrador de Redes do Linux;
  • Publicações da NIST Computer Security Special: http://csrc.ncsl.nist.gov/nistpubs/;
  • Lista do Firewall (majordomo@greatcircle.com).


Página seguinte Página anterior Índice