(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

246. Busca

Existem muitos caminhos abertos quando se procura por algo em particular. Lembre-se que você pode também usar os meios de procura na web, como:

Pode procurar também nos grupos de discussão.

Lembre-se também de que o Dejanews é dedicado a um pesquisador de grupos de discussão que mmantém uma espécie de buffer de grupos de discussão desde 1995 em diante.

Mesmo que mais e mais coisas ocupem lugar na web hoje em dia, não se esqueça de que existe muita informação disponível em vários servidores ftp no mundo. Alguns dispositivos de procura na web também indexam servidores ftp mas a ferramenta de escolha ainda são os servidores de arquivos, sistemas que regularmente varrem os principais servidores ftp no mundo e mantém listas de arquivos; estes podem ser acessados de várias maneiras, ou por clientes ou pela versão X11, o xarchie que deve estar disponível em qualquer sistema Linux bem conservado. Falhando isto você pode acessar os servidores de arquivos usando telnet de qualquer um dos servidores listados:

É claro que você deve tentar usar o servidor mais próximo de você, e para ver a lista dos servidores atuais você pode ou iniciar o cliente sem argumentos ou, se usar telnet, por consulta ao servidor. A ajuda Online está disponível. Infelizmente nem todos os servidores estão sincronizados, assim você deve ter que procurar um pouco antes de encontrar o que você está procurando.

Recentemente um usuário mais amigável do servidor indexado por ftp entrou na rede, no ftpsearch , caracterizando muitas opções e com uma interface bastante completa, na melhor tradição do Unix.

Muitos destes oferecem técnicas eficientes de busca de ajuda; ler isto pode aumentar a velocidade de suas procuras enormemente. Investindo um pouco de tempo aqui você ganhará a longo prazo.

Se você tem problemas em obter pela Internel mas tem e-mail então deve dar uma olhada no FAQ sobre acesso via mail. Naturalmente você pode obtê-lo por e-mail usando: US, Canada and South America server entrando somente com esta linha no CORPO da nota:

/send usenet/news.answers/internet-services/access-via-email

ou Europe, Asia etc server entrando somente com esta linha no CORPO da nota:

send lis-iis e-access-inet.txt

ou procure em seu buffer de grupos de discussão para ver ser você tem um localmente em: news.answers newsgroup.

Finalmente, você deve conseguir mais informação de uma pessoa, digo o autor de algum pacote; usualmente você pode achar o endereço de e-mail acompanhando a documentação que normalmente seria no documentation subdirectory mas se isto falhar e também se o endereço dado não é mais válido você pode encontrar ajuda no FAQ em encontrando endereços de email.


Página seguinte Página anterior Índice