(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

234. Dicas e Tópicos Diversos

Seguem aqui algumas dicas que podem ser muito úteis:

234.1 kermit e zmodem

Para usar zmodem com kermit, adicione o seguinte conteúdo ao arquivo .kermrc:

define rz !rz < /dev/ttyS3 > /dev/ttyS3
define sz !sz \%0 > /dev/ttyS3 < /dev/ttyS3
Esteja seguro de colocar a porta correta do modem. Então para utilizá-lo, basta digitar rz ou sz <nome_do_arquivo> e o indicador de linha de comandos kermit.

234.2 Configuração de tipos de terminais "automagicamente"

Para configurar os tipos de terminais automaticamente ao se conectar ao sistema, adicione o tipo de terminal como uma entrada no arquivo /etc/inittab. Caso se tenha um terminal vt100 em ttyS1, pode-se adicionar ``vt100'' ao comando getty:

S1:456:respawn:/sbin/getty ttyS1 DT9600 vt100

Outros gettys têm opções similares. Pode-se usar o comando tset, o qual pode estabelecer as características do terminal durante o acesso do usuário e não depende de nenhum padrão.

234.3 Comando ls em cores em conexões seriais

Caso o ls esteja gerando problemas na emulação de terminal com funcionalidades em cor, desabilite-as. Os comandos ls --color e ls --colour utilizam as funcionalidades de cores. Algumas instalações têm o comando ls configurado para cores por padrão. Verifique os arquivos /etc/profile e /etc/csh.cshrc como nomes alternativos do comando ls. Pode-se criar nomes alternativos ao ls com o formato ls --no-color, caso não se deseje alterar os padrões do sistema.

234.4 Imprimindo em uma impressora serial conectada

Há um programa chamado vtprint, disponível em ftp://ftp.sdsu.edu/pub/vtprint e http://www.sdsu.edu/~garrett.

Outro programa com funcionalidades similares é chamado xprt. Ele pode ser encontrados em ftp://metalab.unc.edu/pub/Linux/system/printing.

234.5 É possível o Linux configurar dispositivos seriais automaticamente?

Sim. Caso a configuração já não tenha sido realizada desta forma, pode-se configurar o Linux para detectar e configurar dispositivos seriais automaticamente ao ser inicializado. Caso necessário deve-se adicionar a seguinte linha:

/sbin/setserial /dev/ttyS3 auto_irq skip_test autoconfig
ao arquivo /etc/rc.d/rc.local, /etc/rc.d/rc.serial ou em /etc/rc.boot/0setserial. Isto deve ser realizado para cada porta serial que se deseje autoconfigurar. Esteja seguro de fornecer um nome de dispositivo que realmente exista na sua máquina.

Notas para placas multiseriais

Para endereços de placas e IRQs, observe os arquivos rc.serial ou /etc/rc.boot/0setserial que acompanham o programa setserial. Eles trazem uma série de detalhes sobre placas multiseriais, incluindo-se endereços de E/S e nomes de dispositivos.

234.6 Usando Um Console Serial

Existe um artigo no número 36 da revista Linux Journal, http://www.ssc.com/lj/issue36/index.html, que explica como usar um console serial. Veja também o COMO FAZER Terminais Texto.

234.7 Maiores velocidades em seriais

Caso se esteja obtendo baixas velocidades e erros em uma porta serial em um sistema com dispositivos de discos (E)IDE, pode-se utilizar o programa hdparm. É um utilitário que pode modificar parâmetros (E)IDE, incluindo desmascaramento de outras IRQs durante uma interrupção de disco. Este procedimento irá incrementar a performance de tempo de resposta e ajudará a eliminar os erros de espera. Esteja certo de ler as páginas de manual on-line muito cuidadosamente, uma vez que algumas combinações de dispositivos e controladoras não funcionam muito bem e podem corromper o sistema de arquivos.

Verifique também um utilitário chamado irqtune o qual irá mudar a prioridade do IRQ de um dispositivo, por exemplo a porta serial a qual um modem esteja conectado. Este procedimento poderá incrementar a velocidade da porta serial do sistema local. O FAQ do irqtune está disponível em http://www.best.com/~cae/irqtune.


Página seguinte Página anterior Índice