(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

228. Como Discar e Receber Ligações Com o Modem Usando getty_ps

Configure o modem para discar corretamente. Caso não se tenha lido a seção Como Discar Com Um Modem, por favor leia agora! Ela contém informações muito importantes de configuração. Não é necessário ler esta seção caso se deseje utilizar o modem somente para discar.

228.1 Configuração de Modem Para Discar e Receber Chamadas

Para discar e receber chamada, é obrigatório configurar o modem de uma maneira específica (novamente usando comandos AT de modem):

E1              modo ECO ativo  
Q0              códigos de retorno ativos        
V1              modo de resposta ativo
S0=0    jamais responder (uugetty lida com isto através da opção WAITFOR) 

Caso isso não seja configurado corretamente, os comandos INIT no arquivo de configuração podem falhar, perdendo-se todo o processo. Mas temos mais detalhes sobre arquivos de configuração:

&C1 DCD estará ativo somente após a conexão. 
&S0 DSR estará sempre ativo. 
DTR on/off reinicializa o modem (dependendo do fabricante - RTFM).
Este parâmetros afetam o comportamento do modem quando uma chamada é iniciada ou finalizada.

Caso o modem não suporte o armazenamento de configurações, pode-se definir estes parâmetros através dos comandos especificados em INIT no arquivo de configuração. Veja a seguir maiores detalhes. Alguns modems vêm com chaves de configuração que afetam os conteúdos dos registradores. Esteja seguro de configurá-los corretamente, também.

Iniciei uma lista de configurações específicas para diferentes tipos de modems. Até aqui eu tenho alguns disponíveis e caso você queira adicionar algumas outras configurações funcionais, por favor faça isto. A lista pode ser encontrada em ftp://ftp.cc.gatech.edu/pub/people/gregh/modem-configs.

Nota: para conseguir com que meu modem USR Courier V.34 reinicializasse corretamente quando DTR caía, tive que configurar &D2 e S13=1 (isto configura o bit 0 do registrador S13). Seguramente isto funciona bem também com modems USR Sportster V.34.

Nota: alguns modems supra tratam DCD diferentemente de outros modems. Caso se esteja utilizando um Supra, tente configurar &C0 e não &C1. Deve-se também configurar &D2 para lidar corretamente com DTR.

228.2 Instalando getty_ps

Obtenha a última versão em metalab.unc.edu:/pub/Linux/system/serial. Particularmente caso se deseje utilizar velocidades altas (57600 e 115200 bps), deve-se utilizar a versão 2.0.7j ou posterior. Deve-se usar ainda a libc 5.x ou superior.

Por padrão, getty_ps será configurado para estar compatível com o Linux FSSTND (Padrão de Sistema de Arquivos), o que significa que os binários estarão em /sbin e os arquivos de configuração serão denominados /etc/conf.{uu}getty.ttySN. Isso pode não estar evidente na sua documentação! Deve-se ter ainda arquivos de reserva de recursos no diretório /var/lock.

Caso não se utilize a compatibilidade FSSTND, os binários residirão em /etc, os arquivos de configuração estarão em /etc/default/{uu}getty.ttySN e os arquivos de reserva de recursos estarão localizados em /usr/spool/uucp. Recomendo fazê-lo desta forma caso se deseje utilizar o modem em conexões tipo UUCP, uma vez que este terá problemas em mover os arquivos de reserva de recursos para um local onde eles não sejam monitorados.

getty_ps pode usar também o syslogd para o registro de ocorrências. Veja as páginas de manual on-line de syslogd(1) e syslog.conf(5) para configurar o syslogd caso ele ainda não esteja sendo executado. Mensagens são adicionadas com a prioridade definida em LOG_AUTH, erros usam LOG_ERR e depuração utiliza LOG_DEBUG. Caso não se deseje utilizar syslogd pode-se editar o arquivo tune.h nos arquivos de fontes de getty_ps para utilizar um arquivo próprio para o registro de ocorrências, denominado por padrão /var/adm/getty.log.

Decida se deseja utilizar a compatibilidade FSSTND e as capacidades de registros do syslog. Pode-se escolher por uma combinação dos dois. Edite o Makefile, tune.h e config.h para estarem de acordo com as suas decisões. Após compile e instale de acordo com as instruções incluídas no pacote.

A partir deste ponto, todas as referências a getty estão relacionadas com getty_ps. Referências a uugetty indicam o programa uugetty que vem com o pacote getty_ps. Estas instruções não funcionarão com mgetty ou agetty.


Página seguinte Página anterior Índice