(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

226. Programas Interessantes

226.1 O que é getty?

getty é um programa que lida com o processo de acesso ao se conectar a uma máquina Linux. É preciso utilizar o programa getty, caso por exemplo se deseje acessar uma máquina Linux através de um modem. Não é necessário utilizar getty caso se deseje discar para algum local externo via modem. Há três versões comumente utilizadas com Linux: getty_ps,mgetty e agetty. A sintaxe dos três programas difere, portanto deve-se estar seguro de se estar utilizando a sintaxe correta para o programa, para qualquer getty que se esteja utilizando.

Sobre getty_ps

Muitas distribuições vêm com o pacote getty_ps instalado (o Debian usava agetty porém agora tem utilizado mgetty). Ele contém dois programas: getty é usado em dispositivos de console e terminais e uugetty é usado com modems. Uso a versão de getty, a qual focalizaremos aqui.

Sobre mgetty

mgetty é a versão de getty destinada especialmente para o uso com modems. Pode ser usado com terminais conectados via fio, mas a documentação trata durante 99% a configuração de modems. Adicionalmente ao suporte a acessos discados, mgetty provê suporte a FAX e autodetecção de PPP. A documentação do mgetty (fornecida em formato textinfo) é boa e não necessita de complemento. Por favor referencie-se a ela sobre instruções de instalação. Pode-se encontrar informações atualizadas do mgetty em http://www.leo.org/~doering/mgetty/.

Sobre agetty

agetty é a terceira variação do programa getty. É uma versão simples e completamente funcional do getty melhor aplicada em consoles virtuais ou terminais do que com modems.

226.2 O que é setserial?

setserial é o programa que permite observar e alterar diversos atributos de um dispositivo serial, incluindo-se o endereço da porta, sua interrupção e outras opções da porta serial. Pode-se descobrir qual a versão disponível ao se executar o programa sem fornecer argumentos. Caso o argumento seja algo como /dev/ttyS1, etc., então serão apresentadas as informações sobre esta porta.

Quando um sistema Linux é inicializado, somente as portas ttyS{0-3} são configuradas, utilizando as IRQs padrão 4 e 3. Então, caso se tenha qualquer outra porta serial disponibilizada por outras placas ou se ttyS{0-3} usa uma IRQ não padronizada, então deve-se usar o programa setserial para configurar estas portas seriais. Para uma lista completa das opções disponíveis por favor verifique a página de manual on-line.


Página seguinte Página anterior Índice